Convenção Brasileira de Pintura Decorativa

Oficinas, Certificações, boas idéias e compra de materiais de pintura decorativa impulsionam o mercado cultural do Rio de Janeiro

Este é o sétimo ano que a Convenção Brasileira de Pintura Decorativa brinda àqueles que apreciam a arte das pinceladas que decoram peças e ambientes. No período de 12 a 14 de agosto, das 10 às 19 horas, novidades em técnicas e produtos, assinadas por empresas de ponta, artistas renomados e ateliês responsáveis pelo lançamento das tendências no mercado vão estar reunidos no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro (Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa). Os visitantes também vão poder fazer aulas com professoras do Brasil e do exterior, com direito a Certificação em Pintura Decorativa e, ainda, participar de “Faça e Leve” e demonstrações. Os ingressos, a R$ 13,00 e R$ 7,00 para maiores de 65 anos, só serão vendidos no dia do evento, por isso as bilheterias serão abertas meia hora mais cedo. Só será permitida a entrada de crianças com mais de 9 anos.
O trio organizador do evento continua o mesmo – Beatriz Naveiro, Iara Madeira e Ignez Leig – e, mais uma vez, essas mulheres empreendedoras garantem que as expectativas de sucesso da Convenção são as melhores possíveis. “Nossa ideia é qualificar o profissional de pintura decorativa, valorizando, cada vez mais, o conhecimento, daí nossa maior preocupação é elevar o nível técnico do maior número possível de adeptos da pintura decorativa. Desde 2007, temos implantado Certificações que, além de aprimorarem o conhecimento de quem faz pintura, multiplicam informações de relevância como o uso dos pincéis, noções de desenho e perspectiva, estilos de pintura decorativa, estilos e elementos da pintura decorativa didática, entre outros”, declara Beatriz Naveiro. Iara Madeira complementa dizendo que, este ano, a grande novidade da Convenção é a Certificação para Profissionais de Nível 2. “As pessoas podem fazer os módulos dos níveis separadamente (três módulos no nível básico, quatro no nível 1 e três no nível 2). Vale ressaltar que, embora os módulos sejam independentes, para o aluno receber o diploma de Certificação de cada nível é preciso que ele complete os módulos relativos a esse nível, sendo que para receber o diploma de um nível mais avançado, o aluno deve ter concluído todos os módulos dos níveis anteriores. A Certificação de Nível 2 trata de temas relativos à ambientação, ou melhor, o aluno vai aprender a criar ambientes utilizando a pintura decorativa, elementos da composição na pintura decorativa e noções básicas de perspectiva. As Certificações dão diferencial ao artista e, principalmente, ao professor de pintura decorativa. Afinal, o segmento não era organizado a ponto de contar com um curso técnico. O professor que conquista a Certificação se torna diferente daquele que se auto-intitula professor de pintura decorativa sem qualquer tipo de qualificação, repassando informações nem sempre corretas”, avalia Iara. As Certificações serão ministradas por professores de vários Estados brasileiros e do exterior - Argentina, Uruguai e Colômbia. E quem não quiser participar das Certificações pode optar pelas Oficinas que oferecem técnicas inovadoras como as de aquarela e pintura com carimbos, strokework, zhostovo, transferência de imagens, pelos de animais, falso acabado, sombra e luz, still life, entre outras. As inscrições para as Certificações e Oficinas podem ser feitas através do site http://www.convecaobrasileirapintura.com.br/ ou pelo telefone da Secretaria de Oficinas (21) 3126-9893, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Durante a Convenção, algumas empresas também vão realizar Seminários, como é o caso da Pincelar e da Tintex, apresentando o lançamento de produtos novos, assim como a aplicação deles em novas técnicas. Diariamente e várias vezes ao dia, será oferecido o “Faça e Leve”, quando o visitante irá fazer a peça e levá-la pronta para casa. Ainda, vão acontecer demonstrações gratuitas.
Graças ao sucesso alcançado nos anos anteriores, o Salão de Arte Decorativa será reeditado, inovando a partir da parceria com o grupo de mosaicistas da Rio Mosaico que vão apresentar painéis, mesas e esculturas. Segundo Ignez Leig, “Esta foi a maneira que encontramos para mostrar outras formas de expressão, além da pintura decorativa, no Salão. Também, este será o primeiro ano de parceria com a ABRAP (Associação Brasileira de Pintores sobre Porcelana), através de exposição de peças em porcelana e mesas decoradas. Vamos mostrar, ainda, uma nova série de ambientes decorados - quarto infantil, jardim, lavabo e um ateliê - que vão passar, para os visitantes, idéias de como utilizar a pintura decorativa na decoração de suas casas”, conclui Ignez.
Os visitantes vão poder fazer boas compras nos 32 estandes de empresas fornecedoras de materiais para artesanato (RJ, SP, RS e SC), de lojas de materiais para artesanato e estandes de ateliês com as últimas criações confeccionadas, especialmente, para a Convenção, além, é claro, de novidades em técnicas artesanais. As organizadoras do evento garantem que os preços das matérias-primas serão os melhores do mercado, visto que os visitantes vão interagir, diretamente, com os fornecedores.
Visite o site http://www.convecaobrasileirapintura.com.br/ e saiba tudo sobre a 7ª Convenção Brasileira de Pintura Decorativa, o maior evento do segmento no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário