InformArte

Por Maria Helena Avena

Adriana Varejão "Entre Carnes e Mares"
O lançamento do livro de Adriana Varejão, "Entre Carnes e Mares" aconteceu no mês de maio, em São Paulo, durante o SP-Arte - Feira Internacional de Arte e no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
O livro com uma apresentação primorosa, contém o acervo de Adriana, incluindo obras que nunca foram expostas. Podemos ver toda a sua trajetória através das belas imagens e de textos de cinco renomados autores convidados: Luiz Camilo Osorio, Silviano Santiago, Lilia Moritz Schwarcz, Karl Erik Schøllhammer e Zalinda Cartaxo.
A carioca Adriana Varejão ficou conhecida pelos quadros feridos, os simulacros de carne brotando da azulejaria portuguesa, como metáforas de exploração colonial e entranhas da própria pintura. Adriana se prepara para a exposição individual na Galeria Victoria Miro, em Londres onde vai apresentar trabalhos inéditos da série pratos, obra feita com "pratos" enormes.

Flashes

Artista brasileira Sula Dray realiza vernissage em Paris
A artista brasileira Sula Dray participa da mostra "L'Universe Brasilien” que acontece em Paris. A exposição foi organizada pelo Divine Institut des Arts et Culture.
Visitação: de 4 a 14 de junho, das 13 às 19 h.
Local: Rua D'Argenson, 8 - 75008 - Paris

World Press na Caixa Cultural
A maior exposição internacional dedicada ao foto jornalismo, World Press Photo 2010 em sua 53ª edição, ocupará o foyer superior da Caixa Cultural com 162 registros selecionados de 63 fotógrafos provenientes de 23 países.
A obra mais importante do acervo, destacada com o título de World Press Photo do Ano, é uma imagem feita pelo italiano Pietro Masturzo que enfoca uma mulher gritando num terraço de Teerã em protesto pela eleição de Mahmoud Ahmadinejad à Presidência do Irã.
Local: Caixa Cultural - Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - RJ
Visitação: Terça a sábado, 10h às 22h; Domingo, 10h às 21h - até 27 de junho.

MAM - Museu de Arte Moderna - RJ
Em meados de junho o MAM estará apresentando, sucessivamente, as mostras "Hélio Oiticica - Museu é o mundo", "Heliolândia - Ivan Cardoso", a antologia de Cristina Canale, e as novas montagens do Acervo Permanente do Museu e das Novas Aquisições da Coleção Chateaubriand 2007-2010.

Galeria de Arte Ipanema completa 45 anos
A Galeria de Arte Ipanema, uma das mais importantes e antigas do país completa 45 anos em junho. Para celebrar a data, iniciou uma temporada de exposições com a mostra do venezuelano Carlos Cruz-Diez. Considerado o artista cinético vivo mais importante no mundo, os visitantes terão oportunidade de conhecer 25 das suas obras. A curadoria é e Cristina Bularmaqui e coordenação e direção de Luciana Sève.
Local: Rua Aníbal de Mendonça, 27 - Ipanema -RJ
Visitação: Segunda à sexta, 10 às 19h: Sábado, 10 às 14h - até 15 de junho.

Cildo Meireles na Chácara do Céu
O artista apresenta 22 peças, como convidado especial do projeto Os Amigos da Gravura, esse ano em sua 19ª edição. Além de uma serigrafia inédita lançada, foram reunidas criações produzidas desde os anos 1960.
Local: Museu da Chácara do Céu. Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa - RJ
Visitação: Quarta a segunda, 12h às 17h. R$ 2,00. Até 7 de junho.

Uma das obras de Rebecca Horn

"Rebelião em Silêncio" de Rebecca Horn no CCBB – RJ
A
alemã Rebecca Horn de 66 anos, diretora de ópera, cineasta e artista plástica, realiza sua primeira exposição no Brasil. Reconhecida como um dos mais representativos nomes da arte contemporânea em seu país, ela tem trabalhos em importantes coleções, a exemplo do museu Guggenheim de Nova York, onde realizou individual em 1993, e da Tate Gallery, em Londres. A mostra de estréia no Brasil, com curadoria de Marcello Dantas, é "Rebelião em Silêncio", composta de dezenove instalações e seis filmes. Pode parecer pouco, mas o acervo ocupará treze salas do Centro Cultural Banco do Brasil e parte do térreo.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - RJ
Visitação: Terça a domingo, 10h às 21h - até 18 de julho.

João Ubaldo Ribeiro no I Encontro de Escritores da UCCLA
O escritor João Ubaldo Ribeiro foi um dos convidados especiais do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal, que aconteceu de 28 a 30 de abril, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal-RN.
Miguel Anacoreta Correia, secretário-geral da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, disse sobre a importância da escolha do nome do escritor João Ubaldo Ribeiro, para falar sobre o tema "Cosmopolitismo, expressões populares e globalização". Ele é a pessoa indicada para o tema, porque é um homem dotado de um humor excepcional e estes assuntos podem e devem ser tratados com descontração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário