PROJETO MAC 21
Trata-se de uma proposta de aquisição de obras de arte representativas da produção contemporânea em artes visuais brasileira para o acervo do Museu de Arte Contemporanea do RS - MACRS. Contemplado com Prêmio Marcantonio Vilaça da Funarte/MinC, o Museu adquiriu, com a curadoria do Professor Paulo Gomes, obras de 21 artistas reconhecidos nacionalmente: Alfredo Nikolaiewsky; Carlos Pasquetti; Carlos Vergara; Cildo Meireles; Denise Gadelha; Elaine Tedesco; Gil Vicente; Henrique Oliveira; Jorge Menna Barreto; Lúcia Koch; Maria Lúcia Cattani; Marilá Dardot; Nelson Leirner; Paulo Bruscky; Regina Silveira; Rochelle Costi; Rodrigo Braga; Rômulo Conceição; Rosangela Rennó; Saint Clair Cemin; Teti Waldraff; Walmor Correa.
O MACRS surgiu há 21 anos (1992) da necessidade da existência de um espaço específico para a realização de programas de exposições e de um acervo destinados à arte contemporânea no Rio Grande do Sul. Por meio de atividade museológica, busca fomentar a produção contemporânea em Artes Visuais no Estado, no sentido de promover um diálogo entre o que aqui se produz e as demais regiões do país. Tem como um dos seus objetivos, o resguardo do patrimônio e da memória visual do que é produzido no RS, ao mesmo tempo em que busca democratizar o acesso a esses bens culturais a partir de uma programação qualificada. Em 2013, o MAC-RS comemora 21 anos de fundação, uma data simbólica, e para comemorar sua maioridade realiza o projeto de exposição MAC 21, através do qual renova seu acervo com obras significativas da produção artística contemporânea neste período de passagem para o século XXI. A apresentação das obras à comunidade será feita em um exposição na nova sede do Museu que contará com todas as obras de arte adquiridas e doadas por meio do referido prêmio.
A data da mostra ainda será divulgada e está previsto, também, a impressão de um catálogo com as novas aquisições, para distribuição ao público.
Elaine Tedesco Imagem digital em DVD, 1999-2000 |
Os contatos, as visitas e as obras
Após a aprovação do projeto a equipe do MACRS procedeu ao contato com os artistas, informando-os do projeto (finalidades, características, especificidades) e solicitando uma declaração de aceite e adesão. A lista de artistas foi elaborada considerando a sua ausência na coleção do MACRS e a sua trajetória em exposições e eventos coletivos e individuais nos últimos anos. Depois de fechada a lista, com as confirmações, foi organizada a pauta de contatos pessoais com os artistas e o subsequente agendamento de entrevistas. Estas se iniciaram em Porto Alegre, como visitas aos ateliês dos artistas aqui residentes; a segunda etapa foi em São Paulo; a terceira em Recife; a quarta no Rio de Janeiro e, finalmente, a última, que consistiu em negociações com a galerista Marga Pasquali, também nominada no projeto, que procedeu aos contatos com os artistas residentes ou que estavam fora do país. "Cumprir a agenda de visitas foi a etapa mais empolgante, mais enriquecedora e mais satisfatória do projeto", declarou o curador Paulo Gomes.
Serviço
Museu de Arte Contemporânea do RS
Rua dos Andradas, 736 - 2º andar - Sala 24
Centro Histórico - CEP 90020-004 - Porto Alegre-RS
Fone: (51) 3221-5900
Nenhum comentário:
Postar um comentário