Vista da mostra |
O universo é formado por quatro elementos: fogo, terra, ar e água, e há quem acredite que são cinco. Mas, o universo de Bel Borba é formado por sete. Sete Belementos, de acordo com Burt Sun, curador da exposição.
Vista da mostra |
Logo na entrada, paredes pretas contrastam com peças alvas de mais de cinco metros de altura, quase três metros de base e mais de sete mil quilos de peso. É a Fonte Nova, que ressurge diante do público, em monólitos lapidados minuciosamente por Bel e que parecem ainda vibrar a emoção que está guardada ali. Blocos remanescentes das colunas que sustentaram um templo de paixões para os baianos e que agora, como cápsulas do tempo, nos conduzem da perplexidade a um contato inevitável com sensações íntimas, anseios, lembranças. "Quando eu olho para esses destroços, eu posso ouvir o som e os ecos das pessoas que em algum momento ali estiveram, choraram, gritaram com euforia, brigaram…", conta o artista. "Acredito que o público vá sentir o mesmo", incita.
Vista da mostra |
Apesar do grande impacto da mostra, o passeio pelas obras revela muito do perfil bem humorado e divertido do artista. O que você acharia de encontrar uma sala repleta de fotos de gente banguela sorrindo? Essa é parte inusitada de Treeth. Sobre os azulejos, Bel desenha uma story board autobiográfica com traço inconfundível. O curso da vida também está presente em Bela, seção em que homenageia a filha pequena. Ainda, enaltece o bairro do Rio Vermelho, que tanto ama, em uma brincadeira com luzes usadas para compor imagens de seu imaginário.
Com os Tapetes Voadores ele cria jogos e mensagens sobre temas como religiosidade e metafísica. Por fim, Cidade é uma tentativa de definir como Bel está impregnado de Salvador, assim como a cidade também está repleta dele: um mapa da capital baiana vai ilustrar, a céu aberto, os 35 anos de arte de Bel, tendo a cidade como musa, parceira e galeria. "Nossa expectativa é de que, após visitar a exposição, o público seja estimulado a caminhar pelas ruas e vivenciar a cidade através das obras e da visão de um apaixonado por Salvador", explica Burt.
O artista Bel Borba com o governador da Bahia Jaques Wagner |
Por Maria Helena Avena
Nenhum comentário:
Postar um comentário