Uma vez por ano, galeria convidará um artista consagrado para apontar outros três nomes para uma exposição coletiva
De 13 de dezembro a 14 de janeiro, o público de artes plásticas terá a chance de conferir uma exposição coletiva em moldes nada convencionais. Trata-se da primeira edição do projeto “Escolha do Artista”, no qual o artista plástico Luiz Aquila (primeiro convidado da série) mostrará seus trabalhos ao lado de outros três artistas selecionados por ele próprio: Celeida Tostes, Manfredo Souzanetto e Maurício Bentes.
Uma vez por ano, a Patricia Costa Galeria de Arte convidará um artista de renome para indicar outros três para uma exposição coletiva. A escolha, segundo Aquila, foi baseada na própria distinção entre cada um. “Selecionei colegas que possuem obras muito diferentes da minha, mas que admiro por seus talentos e capacidade de criação. Isso me acrescenta como expectador de arte”, comenta Aquila.
Ao todo, serão expostas 26 obras de arte. Aquila brindará os visitantes com 15 pinturas inéditas que serão apresentadas em várias combinações. Um conjunto de cinco telas em pequenas dimensões será alternado diariamente, mas quem quiser observar todos os trabalhos poderá solicitar à galeria. Os quadros integram sua mais recente série: A Pintura e a Mudança, cujo tema gira em torno do seu cotidiano no ateliê. Também serão apresentadas duas telas grandes em acrílica e técnica mista: A pintura e a enseada e A pintura e suas dobras, ambas de 2011.
Da escultora Celeida Tostes (1929-1995) serão exibidos um conjunto de amassadinhos em argila crua _ resultantes da solicitação da artista a pessoas de várias origens para apertarem um pedaço de argila na concha da mão _, além das esculturas Beijinho (em cerâmica) e Roda (argila e óxido de ferro). “Celeida foi a mais amada das minhas amigas artistas plásticas, com quem eu compartilhava ideias e experiências. O gênero feminino e o corpo sempre foram assuntos de sua obra”, observa Luiz Aquila.
De Maurício Bentes (1958-2004) foram escolhidas duas esculturas em ferro dos anos 80. “São obras que saem do plano”, comenta Aquila. Completando a coletiva, Manfredo Souzanetto apresentará quatro obras realizadas com pigmentos, resina acrílica e bastão a óleo sobre linho, produzidas em 2010/2011. Todas fazem parte de uma série chamada Linhas submersas, em que a cor determina a geometria e o desenho (a linha) enfatiza a orgânicidade da obra. “Às vezes estas linhas estão submersas pela pintura. Mas é a partir do desenho que a imagem é estruturada”, explica Manfredo.
SERVIÇO
ESCOLHA DO ARTISTA – Por Luiz Aquila
Local: Patricia Costa Galeria de Arte, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana.
Período: de 13 de dezembro a 14 de janeiro (a galeria não funcionará entre os dias 23 de dezembro e 02 de janeiro).
Horário de visitação: das 11h às 19h (de 2ª a 6ª) e das 12h às 18h (aos sábados).
Vernissage no dia 13 de dezembro, às 19h.
Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário