9a Bienal do Mercosul

Su Won Leec - A escuridão da luz - (2013)

   A nona edição da Bienal do Mercosul, contrariando o título da exposição, será realizada com qualquer tempo, de 13 de setembro a 10 de novembro de 2013, em Porto Alegre - RS. Consiste em uma exposiçãode arte contemporânea, que inclui performances e eventos, apresentados em diversos locais da cidade.
  O título da 9ª edição, grafado em português, em espanhol e em inglês, é um convite para refletir sobre quando e como, por quem e por que certos trabalhos de arte e ideias ganham ou perdem visibilidade em um dado momento no tempo.




Trevor Paglen - LACROSSE/ONYX II 
Radar Imaging Reconnaissance Satellite Passing Through Draco (USA 69), 2007 
C-Print 60 x 48 inCortesia do Altman Siegel, São Francisco; 
Metro Imagens, Nova Iorque; Galeria Thomas Zander, Cologne
A 9ª Bienal do Mercosul, um dos principais eventos de arte da América Latina, pretende identificar, propor e direcionar mudanças nos sistemas de crenças e avaliações de experiências e inovações. Promete articular questões ontológicas e tecnológicas por meio da prática artística, da produção de objetos e dos pontos de intersecção da experiência com a arte. Esta edição da bienal pode ser considerada um ambiente para defrontar-se com recursos naturais sob uma nova luz, e especular sobre as bases que marcaram distinções entre descoberta e invenção, assim como os valores de sustentabilidade e entropia.
  Para que isso ocorra, a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre junta a arte de artistas visuais às vozes de outros que se dedicam aos pontos de encontro da cultura e da natureza. Ela reúne trabalhos considerando diferentes tipos de pertubações atmosféricas que impelem deslocamentos de viagem e deslocamentos sociais, avanços tecnológicos e o desenvolvimento mundial, expansões verticais no espaço e explorações transversais pelo tempo. Esta Bienal envolve olhar para os sentimentos que esses movimentos provocam, olhar para os afetos que se manifestam. Ela requer habitar, garimpar, investigar e explorar o que está abaixo e acima da esfera social - o que é palpável e tênue, o que está no fundo do mar e na atmosfera, o que está subterrâneo e no espaço sideral.

Elena Damiani Macelo N.2. Mármore, vidro, 
colagem encontrada sobre folha informativa 
na parte interior de capa de livro. 80 x 35 x70 cm - 2012.
 Cortesia do artista Eduardo Hochschild
  Na apresentação da 9ª Bienal, Patricia Fossati Druck, Presidente da 9ª Bienal do Mercosul, disse que "A Bienal do Mercosul tem se caracterizado pela criatividade, ineditismo e profundidade com que aborda, a cada edição, novos temas e conceitos através da arte, da educação e da formação de uma economia criativa na cultura. Além disso, por meio de um eficaz sistema de gestão e de um intenso programa de relacionamentos, contando ainda com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, além de empresários e da comunidade, a Bienal do Mercosul tem possibilitado o pleno atendimento aos desafios curatoriais; uma forte integração entre os diversos agentes culturais e a sociedade; o conhecimento e a aplicação das melhores práticas de gestão e de produção cultural; e um ambiente profícuo às artes e ao reconhecimento de seu relevante papel na formação da cidadania."
  Patrícia Druck também informa sobre a criação de um Manual para curiosos, que visa dar continuidade ao projeto pedagógico da 9ª Bienal do
Mercosul | Porto Alegre, que é hoje uma relevante referência na educação da arte e na formação de público no Brasil.
Aleksandra Mir - Gravidade, 2006 - Foguete. 
Cortesia Aleksandra Mir

Manual para curiosos
  Sofia Hernandez Chong Cuy, diretora artística e curadora-chefe da 9ª Bienal do Mercosul, faz uma análise do evento e explica o Manual para curiosos: "Este rico e, propositalmente, não convencional material educativo - ugestivamente denominado Manual para curiosos - é uma das várias instâncias pelas quais a 9ª Bienal do Mercosul compartilha ideias e trabalhos de artistas contemporâneos. Além de apresentar a obra de alguns dos artistas incluídos nesta Bienal, contempla instrumentos de diversos tipos inventados ao longo do tempo. O conjunto possibilita múltiplas maneiras de experimentar o nosso entorno de forma mais criativa e crítica; e também pode, e assim nós esperamos, favorecer a imaginação e até mesmo criações tangíveis do que ainda está para ser visto, experimentado ou inventado. O modo como nós observamos, comunicamos, transitamos, e ainda como aprendemos, são algumas das motivações iniciais que moldaram esta publicação.
  Foi considerando tecnologias - básicas e avançadas, obsoletas ou ainda em uso - desenvolvidas para criar arte ou trabalho, para produzir uma coisa ou situação, que a informação e as atividades apresentadas aqui foram pensadas. Embora o Manual para curiosos tenha sido conceitualizado e elaborado para educadores que irão visitar a Bienal com seus estudantes e colegas, está concebido para o uso de todos aqueles curiosos sobre o mundo em que vivemos, e os modos com os quais nós temos visto, experimentado, produzido e vivido a natureza e a cultura, a Terra e o extra-terrestre.
Hope Ginsburg - Protótipo para preservação da Phylum Perifera, 2012 -
 Registro de evento no MoMA Studio, 
com colaboração de Julia Hundley e Patrick Carter
  As obras de arte e os instrumentos apresentados são invenções: provocadas pela expressão e se…?; desenvolvidas depois de muitos pensamentos e tentativas, pesquisa e aposta; criadas com um grande nível de assiduidade que, às vezes, envolve períodos de inutilidade ou, quando muito, de contemplação; e moldadas pelo desejo e pela chance (a metáfora "se o clima for favorável" também se refere a condições sociopolíticas e estados emocionais). Não surpreendentemente, estas são características tanto dos processos artísticos assim como da experimentação em qualquer campo, científico ou não.
Hope Ginsburg - Processo de Protótipo 
para preservação da Phylum Perifera, 2012
  São traços vitais para fazer qualquer contribuição significativa e qualidades fundamentais por trás de qualquer inovação.

É isto o que inspira a 9ª Bienal do Mercosul, e é por meio desta publicação e da exposição que pretende se manifestar. A promessa é identificar, propor e direcionar mudanças nos sistemas de crenças e avaliações de experiências e inovações. A Bienal pode ser considerada um ambiente para defrontar-se com recursos naturais e a cultura material sob uma nova luz, e especular sobre as bases que marcaram distinções entre descoberta e invenção, assim como os valores de sustentabilidade e entropia."

Equipe Curatorial e Locais da Bienal
Edgar Orlaineta - Solar Do-(It-Yourself) Nothing Toy, 
depois Charles e Ray Eames, 2011. 
Réplica da destruição Solar Do - nothing toy feito com reciclagem e alumínio reutilizado. 
Coleção: Fundação Kadist Art
  Além da curadora-chefa Sofia Hernandez Chong Cuy, também integram a equipe curatorial mônica Hoff, curadora de base e responsável pelo programa "Redes de Formação"; Raimundas Malasaukas, curador do tempo; Bernardo de Souza, curador do espaço; e os curadores da nuvem Sarah Demeuse, Daniela Pérez, Julia Rebouças e DOminic Willsdon. Luiza Proença é a coordenadora editorial da 9ª edição. A organização do evento é da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão desenvolver programas culturais e educacionais de arte contemporânea e a contínua aproximação com a criação artística para promover o acesso e o diálogo sobre a cultura e a arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.
  A Bienal do Mercosul ocorre em diferentes locais de Porto Alegre: Usina do Gasômetro, Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul. Outros espaços e instituições também sediam projetos específicos, performances, programas públicos e eventos, entre eles o Teatro Bruno Kiefer, a Ilha do Presídio, o CEEE Erico Veissimo e a Fundação Vera Chaves Barcellos.

Artistas participantes
Allora & Calzadilla - Anthony Arrobo - Tarek Atoui - Nicolás Bacal - Luis F. Benedit - Bik Van der Pol - Christian Bök - Liudvikas Buklys - Audrey Cottin - Elena Damiani - Koenraad Dedobbeleer - Jason Dodge - Fernando Duval - Faivovich & Goldberg - Cao Fei - Mario Garcia Torres - Hope Ginsburg - Juan Jose Gurrola - Hans Haacke -Malak Helmy - Fritzia Irizar - Eduardo Kac - Zahenia Kikodze for Yuri Zlotnikov - Fernanda Laguna - Suwon Lee - George Levantis - Ana Laura López de la Torre - Gilda Mantilla & Raimond Chavez - Nicholas Mangan - Allan McCollum - Cinthia Marcelle - David Medalla - Marta Minujín - Aleksandra Mir - Eduardo Navarro - Edgar Orlaineta - The Otolith Group - Trevor Paglen - Tania Pérez Córdova - Pratchaya Phinthong - William Raban - Sara Ramo - Luiz Roque - Grethell Rasua - Robert Rauschenberg - Thiago Rocha Pitta - Daniel Santiago - Mira Schendel - Beto Shwafaty - Lucy Skaer - Tony Smith - Daniel Steegmann - Vassilakis Takis - Sandrine Teixido & Aurelien Gamboni - Erika Verzutti - Jorge Villacorta of Alta Tecnologia Andina with Rodrigo Derteano - Jessica Warboys - David Zink Yi - Michel Zózimo.
Os artistas especialmente comissionados para criar imagens para Encontros na Ilha são: Danilo Christidis - Fernanda Gassen - Romy Pocztaruk - Katia Prates - Leticia Ramos - Leonardo Remor - Tiago Rivaldo.

Liudvikas Buklys - Conhecendo um homem que sabe onde o ouro está enterrado.
Nota do Artista: Eu gostaria de ter apenas uma imagem

Programa Marés - Formação de Professores
  O Programa Marés, da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre é direcionando à formação de professores. Através de encontros, nos quais os processos educacionais e artísticos ocorrem simultaneamente, o Marés se propõe a abordar temas relativos aos contextos locais de cada cidade pela ótica e pela evocação do imaginário dos participantes através de maneiras de fazer coletivas que tenham a potência de criar micro-interferências, sutis intervenções na paisagem e no cotidiano das localidades pelas quais passará.



Trevor Paglen, The Last Pictures (Selectedimages) (As últimas imagens
(imagens selecionadas), 2012. Lançamento do foguete Soyuz Fg,
Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão

Serviço

9ª Bienal do Mercosul
Período: 13 setembro a 10 de novembro de 2013
Horário: Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca.

Locais: Usina do Gasômetro, Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS, Brasil.

Christian Bök, Word-Protein (Proteína-palavra)
Impressão para uma escultura criada pela artista Eveline Kolijn, que retrata a estrutura de uma molécula. O artista teceu esta molécula uma linha de texto do poema intitulado Um vírus no espaço sideral - 25 × 25 cm - Eveline Kolijn

Nenhum comentário:

Postar um comentário