São Paulo: Arte & Estilo

SP-Arte/foto/2013 

25 galerias e mais de 80 artistas nacionais estarão no evento, de 21 a 25 de agosto, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Foto de Isidro Blasco, que estará no estande da SIM Galeria

A SP-Arte/Foto/2013 chega a sua sétima edição consolidada como mais importante evento da fotografia no Brasil. Ao reunir as mais conceituadas galerias que trabalham com este suporte, a feira permite que o público tenha contato com alguns dos artistas presentes na nova produção brasileira e outros conceituados profissionais em atuação no País.
O evento acontece em um momento em que a fotografia ocupa um lugar de destaque entre obras de arte em coleções particulares, galerias e museus do Brasil e do mundo. Além do reconhecimento como arte, a fotografia tem se apresentado como ótimo investimento para novos e tradicionais colecionadores. Com a maior participação de imagens fotográficas nos leilões de arte de casas tradicionais, alcançando valores acima dos milhões de dólares, as fotos de arte estão cada vez mais valorizadas. Este crescimento se dá desde os anos 1990, com a presença da fotografia no mercado de arte contemporânea, mas aponta ainda um movimento irreversível, com a valorização da imagem nas vidas das pessoas.
As obras dos mais de 80 artistas que estarão representados na SP-Arte/Foto/2013 mostram um panorama da nova produção brasileira dos últimos anos, assim como os trabalhos de alguns fotógrafos conceituados, como Miguel Rio Branco, Pedro Motta, Vik Muniz, Candida Höfer, Marina Abramovic, Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Cristiano Mascaro, e outros e galerias de diversos estados, como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Além das obras expostas e galerias o evento contará mais uma vez com uma programação cultural, com palestras e fotógrafos convidados, realizada no auditório da Livraria da Vila. O ciclo de encontros com profissionais será organizado pela  revista Zum, especializada em fotografia.
Shopping JK Iguatemi, Av Pres Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia - São Paulo/SP. Entrada gratuita.

De Francisco Iglesias

Francisco Iglesias reutiliza correntes de transmissão e resíduos de motocicletas, empilhadeiras, retro-escavadeiras e tratores para montar as obras da exposição Elos, no MuBE.
Entre os dias 8 e 30 de agosto o MuBE traz a mostra Elos do artista mineiro Francisco Iglesias. O artista recria formas de elementos da natureza a partir de peças descartadas. O material é o elo, que trabalhado no limite da forma será apresentado de maneira lúdica transformado em instalações que fazem referência a formações geológicas, fauna, flora e mares.
Por meio de imãs, rolamentos, soldas e elementos anticorrosivos os elos são unidos e ganham formas tridimensionais como globos terrestres, ondas, águas-vivas, lagartos, escorpiões, elefantes, cogumelos, dentre outros.
A exposição é de curadoria de Renata Junqueira, também diretora do museu, e faz parte de um projeto do MuBe de abrir espaço para artistas de fora dos grandes centros que estejam produzindo trabalhos consistentes. "É uma oportunidade para o público paulista estar em contato com a boa produção artística realizada fora do eixo Rio-São Paulo", afirma.
Vernissage: 7 de agosto de 2013, às 19h. Período expositivo: 8 a 30 de agosto de 2013. Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo. Entrada gratuita

Betão à Vista
Em uma mostra inédita, o MuBE recebe a partir do dia 2 de agosto a exposição "Betão à vista". Idealizada pelo artista e também expositor da mostra, Alberto Simon, a exposição não tem curadoria e tampouco um tema específico, somente a liberdade criativa dos onze artistas participantes que assim ficam mais livres na criação de suas propostas e na maneira de organizá-las numa mostra coletiva.
Essa mostra inédita terá algumas de suas obras criadas in loco pelos artistas, sendo parte de um projeto experimental que tem tudo para dar uma nova cara às exposições contemporâneas. O conceito também leva em consideração a premissa de deixar o espaço em si mais visível e celebrar a arquitetura do grande salão do museu, enaltecendo a sua vocação original de espaço expositivo para as artes visuais.
Com a utilização do espaço museu que possui uma qualidade arquitetônica altamente peculiar, as obras ou intervenções transparecem a liberdade criativa de seus artistas e encontram seus lugares sem o peso da mão de um curador e sem um tema específico que faça a ligação entre elas.
            Os 11 artistas presentes na exposição são: Adriano Costa, Raquel Uendi, Erika Verzutti, Christoph Keller, Deyson Gilbert, Roberto Winter, Paulo Monteiro, Layla Motta, Debora Bolsoni, Lucas Simões e Alberto Simon, residentes e ativos em São Paulo, exceto Christoph Keller, que reside em Berlim, Alemanha.
Vernissage: 1 de agosto, às 19h. Período expositivo: de 2 de agosto a 18 de agosto - Terça a domingo das 10h às 19h.






Nenhum comentário:

Postar um comentário