O que é Arte - Espelhos de Produção


Rasa Todosijevic, Was ist kunst Dragoljub , Was ist Kunst
Marinela Kozelj, 1978 Beograd. 50 x 33 cm
A Galeria Jaqueline Martins apresenta a apartir de 10 de julho,  às 19h, a exposição "Was ist Kunst? - Mirrors of Production"(O que é Arte - Espelhos de Produção), sob curadoria do americano Tobi Maier (curador adjunto da 30a Bienal de São Paulo). Participam da exposição obras de renomados artistas internacionais: Raša Todosijevic (Sérvia), Dan Perjovschi (Romênia), Mark Schreiber (África do Sul), Julius Koller (Eslováquia), Regina Vater (Brasil/EUA), Viola Yesiltac (Alemanha), Hugo Canoilas (Portugal), grupo IRWIN (Eslováquia), Ula Johnsen (Alemanha/Brasil) e Gastão de Magalhães (Brasil).
A mostra busca sublinhar as características experimentais e conceituais de artistas brasileiros e soviéticos (URSS/atual leste europeu) entre as décadas de 1960 e 1970, período no qual a situação política e o descontentamento com os padrões de valoração artística levaram artistas a desenvolverem um tipo de arte de caráter político, poético e existencialista.
A arte produzida neste período, principalmente na América Latina e na extinta união Soviética, diz respeito ao viés contestador do sistema de circulação da obra de arte. As preocupações políticas acabaram refletindo- se na cultura de maneira reacionária sob o ponto de vista estético, gerando trabalhos mais envolvidos com o conteúdo da crise do que com questões formais. As obras apresentadas na exposição "Was ist Kunst? - Mirrors of Production" geraram novos formatos de expressão e de comunicação, que reavaliaram práticas artísticas, diretrizes de museus e a recepção de uma obra, ampliando o conceito de objeto estético.
A questão "O que é Arte" colocada no título da exposição também está relacionada a pensamentos e referências que acionaram a organização desta exposição em um momento em que o mercado de arte brasileiro está em um momento histórico de valorização, e as obras de arte não são mais consideradas pelo seu valor estético e reflexivo, e sim como produto de especulação.

Destaques
 Dan Perjovschi nasceu em 1961, em Sibiu, na Roménia. Vive e trabalha em Bucareste, Romênia. Perjovschi teve muitas exposições individuais em todo o mundo, em 2007, no Centre Pompidou (Paris) e no Projeto 85 (MoMA); em 2005 no Museu Ludwig (Alemanha). Perjovschi também participou de várias Bienais internacionais, como a 9 ª Bienal de Istambul, em 2005; 2a Bienal de Moscou e na 8a Bienal de Sharjah (ambas em 2007). Esta é a sua primeira apresentação no Brasil.
Mark Schreiber nasceu em 1970, em Joanesburgo, África do Sul, vive e trabalha em Frankfurt, Alemanha. Apresentou seu trabalho na Schirn Kunsthalle, na Kai Middendorff Galerie, e na Caraíbas Residency (todos em Frankfurt, Alemanha); na Singuhr Hörgalerie, em Berlim; no Royal College, em Londres e na galeria nacional de Kosovo, em Pristina. Esta é a sua primeira apresentação no Brasil.
 Július Koller (1939 - 2007| Eslováquia) foi um artista cuja prática considera o estado da arte na utilização de ready-made, objetos do cotidiano e símbolos ao se referir aos processos políticos. Exposições recentes incluem: Espíritos do internacionalismo, Van Abbemuseum, Eindhoven, 2012; Retrospectiva Ficção Científica, Galeria Nacional Eslovaca, Bratislava, 2010. Koller viveu e trabalhou em Bratislava. Esta é a sua primeira apresentação no Brasil.
Raša Todosijevic nasceu em 1945, em Belgrado, Sérvia. Vive e trabalha em Belgrado. Foi agraciado com o Prêmio UniCredit Veneza em 2011 na Bienal de Veneza, Itália; em 2006, recebeu a Emily Harvey Award Residencial, em Nova York e Veneza. Participou de exposições como Museu de narrativas paralelas no MACBA, em 2011 e foi homenageado no Pavilhão da Sérvia na 54 ª Bienal de Veneza, em 2011.
Hugo Canoilas nasceu em 1977, em Lisboa, Portugal. Vive e trabalha em Viena, Áustria. Exposições individuais recentes incluem Kunstbuero Viena, Workplace Gallery em Newcastle, Galeria Quadrado Azul, no Porto e em Lisboa. Canoilas também participou da 30a Bienal de São Paulo com uma grande instalação no Museu Casa do Bandeirante, em São Paulo.
O grupo IRWIN foi fundado em 1983 e é composto por cinco membros - Dušan Mandi, Miran Mohar, Andrej Savski, Roman Uranjek e Borut Vogelnik. Em 2005, o grupo participou na exposição "criatividade coletiva ', na Fridricianum, em Kassel, na 7 ª Bienal de Sharjah, e na 9 ª Bienal de Istambul.

Serviço

Was ist Kunst? - Mirrors of Production
Período expositivo: Até 17 de agosto de 3013

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário