Salão de Arte de São Paulo comemora 20 anos

Salão de Arte de São Paulo comemora 20 anos


Marc Chagall - 1966. Desenho - Aquarela, lápis de cor e caneta - 10,5 x 13,9 cm
Pela primeira vez, evento terá sala especial dedicada ao Graffiti, além de reunir obras inéditas e profissionais renomados do Brasil e do exterior. O Salão acontece de 12 a 18 de agosto, no Clube A Hebraica
Considerado um dos maiores eventos de arte da América Latina, o Salão de Arte de São Paulo 
comemora este ano sua 20ª edição e se firma como evento de arte mais tradicional do país. 
Apresentando um mix de arte composto por obras modernas e contemporâneas, gravuras, peças e livros raros, galerias, joalherias, antiquários, fotografias e decoradores, a novidade deste ano é uma sala especial dedicado à arte do Graffiti.
Grafitti - Mundano - Técnica mista sobre tela 120 x 90cm - 2013

Reconhecido também por sua credibilidade e profissionalismo, o Salão de Arte tem curadoria, organização e direção de Vera Lucia Chaccur Chadad desde sua primeira edição. "São 20 anos de muita luta para fazer o Salão de Arte se tornar parte do calendário de São Paulo, prestigiando artistas e galeristas do Brasil e do exterior. O crescimento é resultado de muita dedicação tanto da organização quanto dos colaboradores", comemora Vera. 
Acompanhando um grande movimento do mundo das artes no sentido da arte urbana, a curadoria do graffiti está nas mãos do artista visual paulistano Thiago Mundano, criador do projeto Pimp My Carroça. Para esta edição comemorativa do Salão de Arte, Mundano convidou para integrarem a sala especial os artistas Evol, Mauro, Paulo Ito, Sliks, além de inserir uma obra dele mesmo. "O Salão é reconhecido pelas obras de grandes artistas consagrados no campo das artes e muitos deles não estão mais vivos. A ideia da sala do graffiti é trazer um frescor para esse ambiente, com artistas bons e em atividade", explica o artista. "As pinturas e instalações que vão compor a exposição batizada de 'Artevidade' serão inéditas e também algumas do acervo da Galeria Parede Viva". 
Neste ano, participam do Salão de Arte mais de 65 expositores, sendo cinco estrangeiros 
vindos de Portugal, Uruguai e Argentina, e o restante de diversos estados do país. A expectativa é atrair 18 mil visitantes e superar o valor movimentado em 2012. Em uma área de 3.500 m², a programação prevê ações como abertura beneficente, coquetéis em vários estandes e noites de autógrafos.
Nas paredes do evento estarão ainda mural em graffiti do artista Eduardo Kobra e fotografias da cidade de Nova Iorque de Marcos Rosset. Uma exposição com cerca de dez lustres Baccarat também vai compor o espaço expositivo. 
Este ano, o salão adota um modelo de decoração oposto ao ambiente clássico das galerias e feiras do setor. Com o uso de tecido e madeira, e sem o silêncio e o branco tradicionais dos endereços comerciais, os visitantes podem se sentir à vontade para conhecer a exposição e entrar nos estandes. 
O Salão de Arte vem, mais uma vez, representar a força e o crescimento do mercado de arte no Brasil e mantém a tradição de atuar em projetos de responsabilidade social. Nesta edição, como nas anteriores, o Salão terá a sua renda integral da bilheteria e do coquetel da noite de abertura revertidos à ACTC - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração. A entidade presta atendimento multidisciplinar à criança cardíaca e aos transplantados do coração, encaminhados pelo Instituto do Coração, Incor (HCFMUSP), bem como a seus familiares.
Nomes como Luis Alegria, Imaginalis e Jose Sanina, de Portugal, Museu Lasar Segall, Jorge Quartilho, Caloula Filho, Sandra e Marcio, Resplendor, Began Antiguidades, Onze Dinheiros, Almeida e Dale, Dan Galeria, Pinakotheke, Murilo Castro, SARA, Ruth Grieco, Fólio Livraria, entre outros, estarão presentes nesta megaexposição que traz obras inéditas e exclusivas, entre peças de artistas consagrados como Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti e Portinari.
Contador Lusíada, representando falcoeiros. Espelho e fechadura em prata, sissó e marfim. Século XVI-XVII - Índia Mogol - 27x40x30 cm

Serviço

20º Salão de Arte de São Paulo
Local: A Hebraica - Salão Marc Chagall
Endereço: Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115. Pinheiros. - São Paulo/SP
12 de agosto (19h) - Cerimônia de abertura e coquetel beneficente.
Convite: R$180 - Ponto de venda: ACTC - Associação de Assistência à Criança e ao  Adolescente
Cardíacos e aos Transplantados do Coração. Telefones (11) 3088-7454/ 3088-2286 ou pelo email flaviana@actc.org.br, falar com Flaviana Oliveira.
De 13 a 18 de agosto de 2013
Horários: Terça a Sexta-feira das 15h às 22h / Sábado das 13h às 21h / Domingo das 13h às 20h
Entrada: R$ 30 - entrada integralmente revertida à ACTC. Grupo acima de 10 pessoas - entrada gratuita com agendamento pelo telefone: (11) 3088-2286 / 3088-7454
Acesso facilitado para deficientes físicos
Mais informações: www.salaodearte.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário