Destaques

Por Litiere C. Oliveira

Ano da Alemanha no Brasil

Com a presença do presidente da Alemanha Joachim Gauck, em São Paulo, foi oficialmente aberto em maio o Ano da Alemanha no Brasil, com duração prevista até o início da Copa do Mundo em junho de 2014. Durante esse período, além da colaboração econômica, será abordado toda a diversidade das relações entre os dois países: cultura, educação, sociedade, ciência, tecnologia, estilo de vida e esporte, temas de eventos em diversos Estados brasileiros.
Na área cultural, a Câmara do Tesouro da Saxônia colocará à disposição importantes peças da grande exposição "Curiosidade Mundial - 500 Anos de Arte na Alemanha". Entre outubro de 2013 e maio de 2014 serão expostas, primeiro no Rio de Janeiro, e depois em Brasília e São Paulo, diversas obras de arte, pinturas, gravuras, de Dürer e Cranach até Baselitz.

Debandada de galerias estrangeiras na ArtRio Feira de Arte Contemporânea

A ausência de muitas galerias de arte estrangeiras foi notada na lista de 100 galerias que estarão participando da 3ª edição da ArtRio - Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. Entre as oito galerias londrinas que estiveram presentes em 2012, apenas duas retornarão: White Cube e Nosco. Das nove galerias de Nova York que estiveram na feira no ano passado, cinco estarão fora em 2013: Sonnabend, Marlborough, Sikkema Jenkins & Co, Tanya Bonakdar e Magnan Metz, mas os organizadores conseguiram a adesão de mais três galerias americanas. Da Alemanha (Berlim) três das cinco galerias presentes em 2012 não estarão no Rio em 2013: Neugerriemschneider, Galerija Gregor Podnar e Gentili Apri. A ausência de galerias da Escandinávia (eram duas em 2012: Andersen's Contemporary e Nils Staerk) será também muito sentida, assim como a saída da única galeria asiática de 2012 (Kaikai Kiki, de Tóquio), e das  espanholas Fernando Pradilla, de Madri, e Senda, de Barcelona, sem contar a suíça Hauser & Wirth (Zurique).
Turbinada pela ajuda financeira da prefeitura do Rio de Janeiro, além de outras benesses raramente concedidas a eventos desse tipo, e ajudada pela novidade da feira numa cidade carente de salões de arte, a 1ª ArtRio bombou, levando seus organizadores a dobrar o tamanho da feira em 2012, assim como as exigências que deixaram de fora diversas galerias que queriam participar. Mas o resultado financeiro e de público deixou a desejar em 2012, sendo esse provavelmente o motivo da debandada das galerias estrangeiras. Com relação à participação brasileira, o grupo de sempre.
O comitê de seleção este ano é formado pelos galeristas Anita Schwartz, Cecília Tanure (A Gentil Carioca) Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP), Greg Lulay (David Zwirner / Nova York, EUA) e Matthew Wood (Mendes Wood DM / SP).

"Escadas", de carmela gross,
Na casa frança-brasil

Artista paulistana traz ao Rio sua produção recente, que brinca com a oposição e a ambiguidade de ideias, conceitos e sensações.Com uma obra de repercussão internacional e presença em coleções importantes, como as do Museum of Modern Art (MoMa/NY, EUA), da Pinacoteca de São Paulo, do MAC e do MAM de São Paulo, do Museu de Arte de Brasília e do Museum of Fine Arts de Houston, EUA, Carmela Gross não apresentava uma individual no Rio desde 1994. O convite para ocupar o espaço neoclássico da Casa França-Brasil trouxe desafios e, ao mesmo tempo, a oportunidade de amplificar alguns conceitos com que a artista vem trabalhando nos últimos anos. Com inauguração dia 4 de junho às 19h, a exposição "Escadas"é realizada e patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Casa França-Brasil e Citroën.

Pintor brasileiro volta
a expor no Louvre
No próximo dia 7 de junho, terá início a 12ª Edição Primavera da "Feira Internacional de Arte Contemporânea", no Carrousel du Louvre, em Paris (França).
O evento é um dos mais importantes da Europa, recebendo anualmente milhares de visitantes do todo o mundo. Um dos fatores determinantes é que a mostra acontece no subsolo do Museu do Louvre, no Palácio do Louvre, espaço de 7.100 m² que é o centro de todas as convenções e exposições que ocorrem em Paris.
A curadora Geni Settanni, da Waylight Eventos Culturais, convidou o artista plástico paulista Rafael Murió, que participará pela quarta vez dessa mostra, com duas telas. Rafael Murió está completando 50 anos de carreira e vem se destacando por ser um dos pintores com maior presença em eventos internacionais. Recentemente participou da "Artexpo New York", nos Estados Unidos, e da "Art Meeting in Portugal", na cidade do Porto. No ano passado, seus quadros foram destaques em outras importantes exposições de países como Espanha e França.
Suas obras estão presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte.

Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica

Até o dia 30 de junho pode ser feita a inscrição para o "Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica", que patrocina a realização do projeto premiado e publica um livro. Informações e inscrições pelo site: www.odebrecht.com/pesquisahistorica

Bruno Giorgi e Caribe

Duas vidas não seriam suficientes para Bruno Giorgi e Caribé produzirem todas essas esculturas que estão circulando no mercado de arte.

Pierre Verger


Quantos anos serão necessários para uma galeria de arte de Salvador, definir se oito fotografias de Pierre Verger são realmente autênticas, e a partir dessa definição, avaliar/ comprar ou devolver as fotos ao seu proprietário? Três anos tá bom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário