SP-Arte 2013

Nona edição da SP-Arte exibe o melhor da arte contemporânea representada por 122 galerias de 15 países

Responsável em 2012 por uma edição de sucesso e repercussão internacional, a SP-Arte volta a atrair ao Brasil, a nata das galerias de arte do circuito internacional. Esta será a edição com maior índice de proeminentes galerias, representantes dos mais renomados artistas do circuito internacional - nada menos que 30% dos participantes vêm de países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália. Ao todo estarão presentes no evento 122 galerias de 15 países, sendo 80 nacionais e 42 estrangeiras.

Pinakotheke Cultural - Wesley Duke Lee, “I Ching”, 1964

Pioneira do gênero no país, a SP-Arte traz, desde sua origem, a busca constante pela inovação, tendo se consolidado como uma das mais importantes feiras do mundo e colocado o Brasil, definitivamente, no calendário oficial das feiras de arte. Após Basel e Frieze no Hemisfério Norte, a SP-Arte é a única feira de arte no Hemisfério Sul a reunir o tão significativo grupo de galerias líderes do mundo.
Este ano, a feira será realizada entre os dias 3 e 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, onde milhares de obras de arte serão distribuídas em 3 três pisos que somam cerca de 17 mil m² de área de exposição. Estarão no evento, por exemplo, galerias de prestígio internacional como:
Gagosian (EUA, Reino Unido, França, Itália, Grécia, Suíça e Hong Kong), Lisson (Reino Unido, Itália e EUA), Pace (Reino Unido, EUA, China), White Cube (Reino Unido, Hong Kong e Brasil), David Zwirner (EUA e Reino Unido), Thaddaeus Ropac (Áustria, Paris), Hauser & Wirth (Suíça, Reino Unido, EUA), Sprüth Magers (Alemanha, Reino Unido), Continua (Itália, França e China), Neugerriemschneider (Alemanha), Elvira Gonzalez (Espanha), Franco Noero (Itália) e Lia Rumma (Itália).
Entre as galerias brasileiras destaque para DAN, Fortes Vilaça, A Gentil Carioca, Luisa Strina, Luciana Brito, Mendes Wood, Millan, Nara Roesler, Paulo Kuzcysnki, Vermelho, entre tantas outras. Esses espaços traçam um panorama da produção artística brasileira e internacional.
"A nona edição da SP-Arte reúne um conjunto excepcionalmente representativo de galerias, o que permitirá oferecer aos visitantes uma oportunidade única de conferir o mais amplo panorama da arte contemporânea mundial já exposto em uma feira do país" afirma Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP Arte.

Dan Galeria - Vicente do Rego Monteiro, “Flores”, 1927
Fernanda Feitosa reforça ainda que o crescimento do evento é resultado de um trabalho gradativo que também consolida o Brasil no mapa mundial das grandes feiras: "A vocação natural da feira de ampliar a visibilidade do mercado de arte de forma altamente profissional certamente contribui significativamente para esse cenário e para a formação de novas gerações de colecionadores", afirma ela. "O interesse do brasileiro por esse mercado vem se intensificando cada vez mais ao longo das edições anteriores de SP-Arte e, paralelamente, tem havido um reconhecimento de artistas brasileiros em todo o mundo. Galerias, museus e colecionadores estão investindo em nosso país e em nossa produção artística."

Parcerias
Com o objetivo de integrar o circuito paulista das artes durante o evento, a SP-Arte/2013 ampliará o programa de parcerias com museus e instituições. O visitante desta edição que adquirir um ingresso para o MAM, MIS, Pinacoteca, MAC, SESC, CCSP e Itaú Cultural, na semana anterior ao evento, receberá um convite para visitar a feira nos dias 6 ou 7 de abril. "As parcerias renderam ótimos frutos para todos os envolvidos e, por conta disso, resolvemos não apenas manter mas ampliar o programa este ano", afirma Fernanda.

Paulo Kuczynski - Di cavalcanti, “Vaso de flores”, 1930
Laboratório Curatorial
Em sua segunda edição, o Laboratório Curatorial, braço educacional da SP-Arte, idealizado e coordenado por Adriano Pedrosa, convidou jovens curadores a submeterem projetos de exposições para uma seção especial na feira, tomando como base o acervo de obras de artistas representados pelas galerias participantes e referências independentes dos próprios curadores. Os projetos aprovados são trabalhos dos curadores Fernando Oliva - paulista, crítico e docente na FAAP e doutorando em Crítica e História da Arte -; Mariana Lorenzi Azevedo - curadora independente, graduada em Comunicação Social e Mestre em Arts Politics -; da colombiana Monica Espinel - graduada em Psicologia e Mestre em História da Arte, que atualmente vive em São Paulo -; e Tomás Toledo - filósofo e coordenador de projetos da Escola São Paulo.
"O êxito do projeto e a absoluta aprovação dos participantes e do público nos fez manter o formato do laboratório da edição passada. O projeto reforça a descoberta e o incentivo a novos profissionais que estudam e atuam diretamente com o mercado de artes plásticas", diz Fernanda.

Serviço
SP-ARTE / 2013
Datas e horários: 4 e 5 de abril, das 14h às 22h e 6 e 7 de abril, das 12h às 20h
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Parque do Ibirapuera, Portão 3 - São Paulo
Ingressos: Inteira - R$ 30,00 - Meia-entrada - R$ 15,00
www.sp-arte.com / Twitter: @sp_arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário