Casa Daros inaugura no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou no dia 23 de março um novo espaço cultural de peso, com a inauguração da Casa Daros, na Zona Zul da cidade, no bairro de Botafogo. É uma instituição da Daros Latinamericana, umas das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça. Possui acervo de 1.200 obras de mais de 117 artistas.
O espaço apresenta exposições da Coleção Daros Latinamericana e tem foco na arte e na educação, divulgar e fortalecer a arte contemporânea latino-americana, oferecendo para isso seminários, cursos, encontros de artistas e uma biblioteca especializada.
A casa abre com duas exposições: Cantos Cuentos Colombianos, que vai até o dia 8 de Setembro, uma panorâmica da excelência da arte colombiana contemporânea. O curador Hans-Michael Herzog reuniu trabalhos dos artistas Doris Salgado, Fernando Airas, José Alejandro Restrepo, Oscar Muñoz, Oswaldo Macià e outros.
E a exposição: Para (Saber) Escutar, que acontece até o dia 28 de Julho, e apresenta um recorte das atividades e programas desenvolvidos desde 2007 pela instituição enquanto o edifício estava sendo restaurado.

Casarão neoclássico em Botafogo abriga a Casa Daros

Casarão neoclássico
A Casa Daros ocupa um casarão de 1866, projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831 - 1912), considerado um dos mais importantes discípulos do mestre francês Grandjean de Montigny. O arquiteto é autor de alguns prédios emblemáticos do Rio de Janeiro, como o Real Gabinete Português e o edifício do Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro da Cidade. Depois de uma obra monumental de reforma e restauro, o edifício em Botafogo reabre ao público com salas de exposição e de arte e educação, biblioteca, auditório, restaurante/café e loja.
Declarado Patrimônio Histórico em 1987 pelo município do Rio de Janeiro, o casarão de estilo neoclássico está ligado à educação desde a sua doação à Santa Casa de Misericórdia. Durante o século XIX, foi ocupado pelo Recolhimento das Órfãs e Desvalidas de Santa Thereza, um orfanato para meninas pobres. No século seguinte, foi rebatizado de Educandário Santa Teresa, uma escola para órfãs que também funcionava em regime de semi-internato. Entre 1976 e 2003, o Educandário dividiu suas instalações com o Colégio Anglo Americano, uma instituição privada.
A reforma e o restauro do casarão tiveram o cuidado de preservar as características originais e, ao mesmo tempo, adequá-lo ao seu novo destino: um espaço voltado para difusão e reflexão sobre arte latino-americana contemporânea. Assim, foi realizada a recuperação total do telhado, restauradas suas fachadas e a área frontal do prédio, em uma reforma que incluiu seus salões, com seus adornos e materiais de acabamento. A Casa Daros oferece ao público, totalmente restaurados, cerca de dois terços da extensa propriedade, que tem aproximadamente 11 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 12 mil metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário