Migration no Brasil

A Migration é um movimento artístico que se originou na cidade de Nova Yorque. Trata-se de uma exposição permanente que está sempre se renovando. A Migration, com seu caráter itinerante aliado a sua característica em receber novos artistas plásticos em cada cidade, levou seus organizadores a desenvolverem varias possibilidades, onde artistas," marchands", curadores, galeristas, mecenas, negociantes e amantes das artes, em geral, pudessem se juntar ao movimento artístico.

Louis Ventura e Vivianne Carvalho, da Migration, com os colecionadores
Sheila e Francisco França, na exposição realizada na residência dos colecionadores
O artista, após avaliado e aprovado por um conselho de curadores em NY, passa a ter a possibilidade de juntar a Migration, em todas as cidades em que se apresentar. A decisão, quanto a entrar ou não em cada exposição, dependerá do artista. E, para cada uma delas, será cobrada uma taxa de adesão. No caso de um curador, isto dependerá do local da apresentação.
Caso a mostra seja numa galeria, dentro de instituição pública, esta terá um objetivo meramente institucional. Já numa galeria privada, há vendas e ganhos das partes, por este motivo, existem diferentes formas de participação.
Há o modelo da exibição de uma só noite, tendência internacional, como foi o caso da última exposição realizada no Rio de Janeiro, na casa do colecionador Francisco França. Promovidas por amantes das artes, os anfitriões se predispõem a apresentar as obras ao mercado local, abrindo suas casas para convidados, com cocktail e divulgando a Migration.
É feito um pagamento referente a uma taxa de administração e obtem-se o direito de participação nas vendas.
Notem que a Migration chegou ao Rio pela primeira vez em outubro e se apresentou na galeria da UNIRIO por um mês, dando inicio a suas atividades na cidade.
Todas as solicitações agregadoras são bem vindas e analisadas , caso a caso. São elas que permitem a continuidade deste movimento cultural "ad infinitum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário