São Paulo: Arte & Estilo

Por Nara Alves

Festival de arte eletrônica FILE SP chega à 13a edição

Noite Estrelada de Van Gogh: animação interativa
A décima terceira edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica acontece até 19 de agosto na Galeria de Arte do SESI-SP. O FILE SP 2012 abrange uma série de festivais, como o FILE Instalação, Anima+, Tablet, Games, Hipersônica, Maquinema e Mídia Arte.
Um dos destaques do FILE SP 2012 é a animação interativa de Petros Vrellis, Starry Night, da Grécia. A obra é baseada na obra-prima de Van Gogh "Noite Estrelada". Os fluxos icônicos da pintura original ganham vida por meio de animação. Além disso, o espectador pode interagir com a pintura, alterando os fluxos ao tocá-la. Toda influência é temporária e, gradualmente, a animação volta a seu estado original. A trilha sonora ao fundo também reage ao fluxo.
A edição de 2012 do FILE Anima+, festival de animação, é apresentada na Galeria de Arte do SESI-SP, no Espaço FIESP, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e em estações de metrô da avenida Paulista, exibindo curadoria própria e trabalhos provenientes de parcerias com os maiores festivais de animação do mundo.
A participação em todas as atividades é gratuita. Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso, na avenida Paulista, 1313. Mais informações: www.filefestival.org

Abertas inscrições do 26º Prêmio Design MCB Produto

O Museu da Casa Brasileira abre de 1 a 22 de agosto as inscrições do Prêmio Design MCB modalidade Produto. A mais renomada e prestigiada premiação de design do Brasil, promovida pelo MCB com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, existe há 26 anos e reflete a própria história do design no País.
Na modalidade Produto, a premiação recebe criações (protótipos ou em produção) em categorias voltadas ao design de produto e à produção teórica ligada ao design gráfico, design de produto, arquitetura, urbanismo e paisagismo. Em maio de 2012 ocorreu a premiação na modalidade Cartaz.
Profissionais, estudantes e empresas participam do processo de seleção, que é dividido em duas fases. Os trabalhos são analisados por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais e acadêmicos que muda a cada ano.
A premiação acontece no dia 22 de novembro, quando começa a exposição no MCB com as peças aprovadas (premiadas e finalistas). Além da exposição, o Prêmio prepara ações especiais, como palestras, workshops, bolsas de estudo e visitas a parques gráficos. Mais informações: www.mcb.org.br / 26premiodesign@mcb.org.br - Av. Faria Lima, 2705 Jd. Paulistano, São Paulo, SP - 11 30323727

Café da Manhã com Estela Sahm e Cabral na Casa das Artes

O próximo Café da Manhã na Casa das Artes acontece das 11h às 15h no dia 11 de agosto e apresenta os desenhos da artista Estela Sahm, em tela e papel. Estela Sahm é arquiteta, artista plástica profissional e suas obras fazem parte do acervo da galeria desde 2007.
O livro Cabral, apresentando obras importantes do artista, estará à venda na galeria. No evento, a Casa das Artes apresenta também as novidades do acervo. A entrada é gratuita. Rua Bahia, 871 - Higienópolis Tel: 11 36619595 e 11 38252409. www.casadasartes.com.br

"Gesto amplificado" exibe olhar contemporâneo latino-americano na Caixa

Até o dia 23 de setembro, os paulistanos podem conferir a exposição "Gesto Amplificado" na Caixa Cultural São Paulo. A mostra apresenta o conjunto de obras de 10 artistas contemporâneos do Brasil, Argentina e México e traduz uma visão das metrópoles, refletindo o caos, as relações políticas, classes sociais, arquiteturas e personagens por meio da arte.
As obras apresentam diversas possibilidades de ações plásticas, criam movimento e narrativa, levando o espectador a apreciar o limite de uma experiência sensorial e estética. A mostra é composta por fotografias, desenhos, vídeos, grafites, instalações, desenhos e pinturas dos artistas Alê Souto, Bruno Miguel, Carla Evanovitch, Coletivo Acidum, Demián Flores, Heberth Sobral, Horácio Cadzco (foto), Magrão, Pablo Rosales e Pedro Sánchez.
A linha do brasileiro Alê Souto, artista e curador convidado, busca uma multiplicidade visual por meio da conexão de linguagens, mixadas com características gestuais e pictóricas, e segue a tendência de fusão de mídias com interação dos diversos campos da arte.
Mais informações: www.caixacultural.com.br - Até 23 de setembro das 10h às 22h (terça a sábado) e 10h às 21h (domingo) - Praça da Sé, 111, São Paulo, SP, 11 3321-4400. Entrada gratuita.

A Casa Museu do Objeto Brasileiro apresenta exposição de joias "Percurso"

No dia 15 de agosto, A Casa Museu do Objeto Brasileiro inaugura a exposição "Joia Contemporânea Brasileira: Percurso", que apresenta o trabalho de 24 artistas selecionados pela curadora Miriam Mirna Korolkovas. A exibição vai até o dia 4 de outubro e tem entrada gratuita.
Poderão ser conferidos trabalhos de artistas, designers, cooperativas de artesãos e comunidades indígenas que utilizam matérias-primas que vão muito além dos metais nobres tradicionais, mas não deixam de ser preciosos, como o ferro, a madeira e a fibra de buriti.
Korolkovas convidou artistas de todo o Brasil. Estarão presentes Amelia Toledo, de São Paulo, Paula Mourão e Rudolf Ruthner, do Rio de Janeiro, Karin Jakobsson, de Brasília, Alice Floriano e Mariana Neumann, do Rio Grande do Sul, Carla de Carvalho, da Bahia, e Daniel Coxini Karajá, de Mato Grosso. Os 24 artistas convidados mostrarão peças dos anos de 1940 até hoje. Mais informações: Joia Contemporânea Brasileira: Percurso - A Casa - Rua Cunha Gago, 807 | Pinheiros SP - Até 4 de outubro de segunda a sexta, das 10h às 19h | Sábados, das 12h às 16h. 11 3814 9711. Entrada gratuita - www.acasa.org.br

Releases e sugestões para esta coluna:
areliquiasp@gmail.com / Nara Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário