Destaques


Por Litiere C. Oliveira

120º Aniversário de Copacabana

Foto de 1950 mostrando o Copacabana Palace e poucos edifícios
Completando o seu 120º aniversário, Copacabana será homenageada pelo Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. Diversas atividades serão realizadas para celebrar a princesinha do mar no dia 8 de julho nesse espaço cultural. O público poderá desfrutar das apresentações do Coral Vozes do Forte, às 10h e da Orquestra Violões do Fortes, às 12h e também viajar no tempo visitando a exposição "Eternamente Copacabana - 120 anos", onde encontrarão mais de 70 obras retratando o Rio Antigo. A mostra permanece ao longo do mês. Entrada franca.

Obra de Regina de Paula une arte, imaginação e preservação

Um pequeno universo feito com areia de Copacabana estimula as pessoas a refletirem sobre formas de preservar e manter um paraíso natural como a praia que emoldura um dos mais tradicionais bairros da Zona Sul do Rio. Na Rio+20, o tema das cidades sustentáveis foi recorrente. E a obra "Miragens", de Regina de Paula, que ocupa até 8 de julho o Cofre da Casa França-Brasil, no centro do Rio de Janeiro, convida a essa reflexão.
De uma altura de 1,45 m, um espectador por vez tem a chance de contemplar a superfície das areias. O que ele vê? O que imagina, o que sente? A praia urbana é um ecossistema que exige nossa atenção. O que vive nas areias que os frequentadores de Copacabana pisam diariamente?
Regina de Paula, moradora do bairro, inspira-se desta vez em sua natureza que convive com a urgência geral da urbe. "Miragens" remete ao efeito ótico que ocorre nas paisagens desérticas e dá a falsa impressão da visão de um lençol d'água onde os objetos se acham refletidos. Alude também à visão fantástica e enganosa.
Se não cuidarmos, o mar que habita essas areias pode se transformar em deserto? E da Copacabana que temos hoje só restarão miragens? São perguntas que o espectador pode se fazer, ao entrar no “Cofre” e deixar-se estimular pela obra "Miragens".

A Casa da Rua Guadelupe

A Fundação José e Paulina Nemirovsky, em parceria com Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, a exposição A Casa da Rua Guadelupe. A mostra conta com um conjunto de 73 obras, sendo 30 pinturas, 12 obras sobre papel, 10 esculturas e 01 relevo e mais 20 peças entre mobiliário, luminárias, portas e objetos decorativos que integram o acervo da Fundação Nemirovsky.
Alguns itens do acervo da Fundação ainda inéditos, tais como as portas, luminárias e mobiliário pertencentes à casa, estarão em exibição. Será também uma oportunidade de se prestar uma homenagem ao arquiteto e designer Jorge Zalszupin, autor do projeto arquitetônico e amigo do casal. A exposição inclui ainda painéis explicativos compostos por textos e imagens sobre a residência Nemirovsky; um breve currículo do arquiteto Jorge Zalszupin, autor do projeto da casa; vistas ampliadas da residência. Será exibido no espaço expositivo o videodocumentário Casa e Coleção que trás o depoimento de D. Paulina em sua residência, em 2004. Até 29 de dezembro. Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66 São Paulo, SP - Tel. 55 11 3335-4990.

Amazônia - Ciclos de Modernidade no CCBB RJ

Quem ainda não visitou, tem até o dia 22 de julho para ver a apresentação da cultura amazônica por meio de sua arte, arqueologia e urbanismo, desde o século XVIII até a contemporaneidade, utilizando a tecnologia para envolver o público em uma viagem lúdica e simbólica pela cultura visual da floresta.
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Cruz-Diez: cor no tempo e espaço

A partir de 14 de julho o MASP - Museu de Arte de São Paulo, apresenta a primeira grande retrospectiva do artista venezuelano Carlos Cruz-Diez (Caracas, Venezuela, 1923) que engloba tanto a teoria quanto a prática deste grande artista do movimento Cinético, indo além da simples introdução à sua produção inovadora, mas ressaltando sua contribuição para o Modernismo. Intitulada "Carlos Cruz-Diez: cor no tempo e espaço" a mostra é composta por mais de 150 trabalhos em suportes tais como pintura, fisiocromia, adição cromática, indução cromática, e outros objetos bidimensionais realizados a partir de 1950. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de setembro. MASP - Avenida Paulista, 1578 - São Paulo SP. Telefone 11 - 3251-5644. Horários: terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Quintas das 11h às 20h.


O diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, curador da mostra "Meu Padinho Padre Cícero", com Marlene Mattos, na abertura do evento no Espaço Memória do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário