Mostra de Bel Borba no Museu Rodin

Vista da mostra
O importante artista plástico baiano Bel Borba está realizando a exposição Aqui, em Sete Elementos, na galeria do Palacete Artes Rodin, em Salvador, Bahia. A apresentação exibe a forma como Bel Borba vê e se relaciona com o mundo, através de sete elementos. São eles: Fonte Nova, Traço de Luz, Tapetes Voadores, Bela, Treeth, Azulejo da Vida e Cidade.
O universo é formado por quatro elementos: fogo, terra, ar e água, e há quem acredite que são cinco. Mas, o universo de Bel Borba é formado por sete. Sete Belementos, de acordo com Burt Sun, curador da exposição.
Vista da mostra
São setenta dias - ou um piscar d'olhos - para conferir a diversidade de Bel Borba, suas múltiplas facetas, a partir de sua produção mais atual, separada em grupos criativos, os tais Belementos. "Tudo à nossa volta tem, em si, uma quantidade incrível de informações, uma narrativa própria. É preciso estar atento para perceber", considera o artista. A maior prova desse pensamento está nesta que, se não é a maior, possivelmente é a exposição mais "pesada" que Salvador já viu.
Logo na entrada, paredes pretas contrastam com peças alvas de mais de cinco metros de altura, quase três metros de base e mais de sete mil quilos de peso. É a Fonte Nova, que ressurge diante do público, em monólitos lapidados minuciosamente por Bel e que parecem ainda vibrar a emoção que está guardada ali. Blocos remanescentes das colunas que sustentaram um templo de paixões para os baianos e que agora, como cápsulas do tempo, nos conduzem da perplexidade a um contato inevitável com sensações íntimas, anseios, lembranças. "Quando eu olho para esses destroços, eu posso ouvir o som e os ecos das pessoas que em algum momento ali estiveram, choraram, gritaram com euforia, brigaram…", conta o artista. "Acredito que o público vá sentir o mesmo", incita.
Vista da mostra
Mesmo tendo acompanhado todo o processo, o curador da mostra conta que ficou de queixo caído quando viu o resultado. "É muito expressivo e surpreendente em cada detalhe", justifica. Para o galerista Paulo Darzé, Aqui, em Sete Elementos apresenta "trabalhos de altíssima qualidade e valor criativo e que só um artista senhor do seu fazer, um artista pleno, poderia produzir".
Apesar do grande impacto da mostra, o passeio pelas obras revela muito do perfil bem humorado e divertido do artista. O que você acharia de encontrar uma sala repleta de fotos de gente banguela sorrindo? Essa é parte inusitada de Treeth. Sobre os azulejos, Bel desenha uma story board autobiográfica com traço inconfundível. O curso da vida também está presente em Bela, seção em que homenageia a filha pequena. Ainda, enaltece o bairro do Rio Vermelho, que tanto ama, em uma brincadeira com luzes usadas para compor imagens de seu imaginário.
Com os Tapetes Voadores ele cria jogos e mensagens sobre temas como religiosidade e metafísica. Por fim, Cidade é uma tentativa de definir como Bel está impregnado de Salvador, assim como a cidade também está repleta dele: um mapa da capital baiana vai ilustrar, a céu aberto, os 35 anos de arte de Bel, tendo a cidade como musa, parceira e galeria. "Nossa expectativa é de que, após visitar a exposição, o público seja estimulado a caminhar pelas ruas e vivenciar a cidade através das obras e da visão de um apaixonado por Salvador", explica Burt.
O artista Bel Borba com o governador da Bahia Jaques Wagner
"Para o Palacete das Artes Rodin Bahia é uma honra receber esse irrequieto e inventivo artista que faz das ruas das cidades suas galerias", declara Murilo Ribeiro, diretor do Museu. O importante galerista baiano Paulo Darzé complementa: "A obra de Bel Borba é um presente para a cidade e bastaria isto para colocá-lo como uma das maiores expressões na arte do Brasil".

Por Maria Helena Avena

Nenhum comentário:

Postar um comentário