Índia - Lado a Lado

A exposição "Índia - Lado a Lado" é o maior evento de 2011 do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com itinerância para São Paulo e Brasília em 2012, sob curadoria geral do holandês Pieter Tjabbes .
Em 18 salas e 380 peças, a mostra é um olhar caleidoscópico sobre a história cultural deste país de 1.21 bilhão de habitantes, mais de 200 etnias, seis religiões e 23 línguas oficiais mostradas através de obras de arte, fotografia e recursos audiovisuais.   Há três anos, a curadora brasileira Tereza de Arruda, residente em Berlim, visita ateliês, feiras e consulta experts locais e internacionais para fazer a seleção de artistas e obras.
As peças antigas vêm do Museu de Arte Asiática de Berlim, do Museu Rietberg, de Zurique - Suíça, do Museu Volkenkunde, de Leiden - Holanda, do Museu Histórico Nacional, do RJ, e de coleções particulares. Instituições privadas e artistas indianos emprestam fotografias antigas e itens de arte popular.
A exposição está dividida em quatro módulos: Homem, Deuses, Formação da Índia moderna e Arte Contemporânea.
A mostra começa no térreo, com uma escultura de Ganesha, uma das "divindades" mais populares da Índia, sobre um altar, indicando a abrangência temporal da exposição, cuja obra mais antiga data de 200 a.C. e a mais recente, de 2011.
Uma apresentação multimídia com uma colagem de sons e imagens em movimento de natureza, monumentos, pessoas, festivais religiosos e vida urbana leva o visitante a uma rápida e intensa imersão na riquíssima e milenar cultura indiana.


Módulo “Homem" 

Com curadoria de  Pieter Tjabbes, o homem rural e urbano e seu cotidiano são mostrados através de objetos utilitários, trajes completos de quatro regiões da Índia, e fotografias dos dois maiores fotógrafos indianos do século XX, Raghubir Singh e Raghu Rai, que documentam o povo em suas atividades do dia a dia.
No segmento "Narração de estórias", sob curadoria do indiano Dadi Pudumjee, há marionetes, fantoches, bonecos de sombra originais, com simulações e filmes de suas apresentações. A narração de estórias na Índia é uma tradição que se mantém viva até hoje pelo interior do país. Instrumentos musicais originais, como tabla, veena e cítara, acompanhados por vídeos de músicos e cantores ilustram a produção de música clássica indiana. A seção de arte popular e artesanato têm máscaras, esculturas de bronze, esculturas votivas de terracota, peças em mármore com pedras semipreciosas, pintura sobre tecidos e exemplares de técnicas variadas de tecelagem.



“Dor de Rhada” Pintura sobre papel, 26,4 x 34 cm



"Deuses"

Cinquenta esculturas de diferentes períodos, pinturas em miniatura, objetos, fotos e documentários exemplificam o Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Islamismo e Cristianismo, as principais religiões do país. As esculturas encontradas na Índia são fragmentos de conjuntos escultóricos de fachadas de templos, de sítios sagrados. As pinturas têm  formatos pequenos, porque são manuseadas, como páginas soltas de um livro. Elas são, em geral, encomendas sobre um determinado tema e há liberdade total de representação. Curadoria Pieter Tjabbes .


"Formação da Índia moderna"

A presença dos colonizadores ingleses e portugueses é ilustrada por fotografias antigas, gravuras e peças de mobiliário, do século XIX à primeira metade do século XX.
A história da fotografia na Índia é contada por 100 imagens. Este módulo, organizado com a Fundação Alkazi, de Nova Déli, sob curadoria de Rahaab Allana, mostra a visão do indiano sobre ele próprio, através de retratos e de como as cidades se desenvolveram, entre 1860 e 1920.


Sita, boneco de sombra, A. Pradesh, pintura s/couro



Fotografias, objetos pessoais e um documentário ilustram a campanha de Mahatma Gandhi pela independência da Índia da Inglaterra, ocorrida entre 1928 e 1947. Entre as fotos, estão as de Homai Vyarawall, a primeira repórter fotográfica do país.
O visitante poderá ser fotografado em um estúdio montado no circuito da mostra, tendo como cenário um ambiente indiano.
Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, é representada em uma sala de cinema, com detalhes art déco, posters e fotografias de estrelas bollywoodianas.  Curadoria Pieter Tjabbes .

"ARTE CONTEMPORÂNEA"
"Os artistas contemporâneos indianos não se prendem a uma única forma de expressão, se dedicando a diversos meios artísticos simultaneamente. Na mostra, porém, cada artista é representado por uma obra significativa de sua produção, de forma que o visitante poderá focar sua atenção em cada participação individualmente", explica a Tereza de Arruda, curadora brasileira, radicada em Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário