Homenagem a Liszt


Semana de 23 a 31 de Outubro de 2011


Música no Museu, sempre na proposta de ressaltar temas e naipes em sua programação mensal, dedica este mês a Franz Liszt, grande compositor que comemoraria 200 anos em outubro de 2011 e, assim, resgatando a sua grande contribuição à música clássica mundial.

Liszt, consagrado como pianista e profundamente amado como compositor, representa o modelo absoluto da arte do piano. Como um ícone do Romantismo, explora novos caminhos para estéticas inusitadas, cujo legado para a grande música é imensurável. Genialidade de suas composições e uma nova escrita pianística que exige do intérprete , não apenas virtuosismo, mas criatividade artística para expressar as imagens poéticas e literárias que permeiam suas obras. Como a sua produção musical é basicamente para pianos, estamos trazendo os grandes pianistas, como o Artur Cimirro, no dia 21, no CCJF, às 15h, .Miriam Grosman que apresentará um dos Sonetos de Petrarca, no dia 24, no Palácio São Clemente, às 18h e Marcos Leite, no MNBA, dia 27 às 12h30.

Também em homenagem a Lizt, o pianista Itajara Dias, dia 09, no MAM , a pianista Fernanda Cruz, dia 24, no Clube de Engenharia e os jovens Vinnicius Dias e Silas Barbosa, que mesclarão um programa de seus contemporâneos a uma mostra de sua grande contribuição e imortalização de sua extensa obra.

Outros destaques do mês são o Coro de la Ciudad de Mendoza, que se apresenta no dia 01, às 12h30., no Museu do Exercito (Forte de Copacabana), Neti Szpilman e Dilia Tosta, no Real Gabinete Português de Leitura, dia 06 e Kiko Horta Trio com um programa de resgate à música nordestina no dia 25, no Museu do Exército, além do Madrigal Cruz Lopes na Paróquia da Ressurreição, dia 14, às 19h30.

Chamamos a atenção, também, para o Trio Amadeus, de Belo Horizonte que se apresenta nas Cidades Históricas de Minas e, também, no Rio de Janeiro, no dia 23, às 11h30, no MAM.

Serão 31 concertos no Rio de Janeiro que somados aos de Minas Gerais, Porto Alegre e São Paulo totalizam 41 neste mês de outubro. Esperamos por voces

Nenhum comentário:

Postar um comentário