ArtRio




Em sua primeira edição, ArtRio recebe 46 mil visitantes e movimenta cerca de 120 milhões - superando todas as expectativas

Os organizadores da ArtRio - Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro esperavam um público de 20 mil visitantes. Compareceram 46 mil pessoas, mais do que o dobro esperado no Píer Mauá. A estimativa de venda de R$ 60 milhões foi superada em 140%. Diversas galerias tiveram que repor peças mais de uma vez, em função do volume das vendas.
A primeira edição da ArtRio superou todas as expectativas e entrou definitivamente para o calendário fixo do mercado  internacional de artes plásticas. O evento reuniu, entre os dias 07 a 11 de setembro passado, 46 mil pessoas e superando em 130% o publico esperado. O sucesso da feira também pode ser medido com a movimentação de R$ 120 milhões, valor 140% superior ao esperado. Cerca de 90% das galerias presentes fecharam participação para o evento de 2012.
"O sucesso da ArtRio pode ser medido de diversas formas. Podemos citar o número de público que visitou o evento, e também a grande diversidade de pessoas - desde marchands e colecionadores a visitantes que tiveram o contato com a arte moderna e contemporânea pela primeira vez; os valores negociados, comprovando que arte é um bom negócio e que a arte brasileira está em alta; e também a forte presença de artistas e galeristas internacionais", indicam Brenda Valansi Osorio e Elisangela Valadares, idealizadoras da ArtRio. Brenda e Elisangela estiveram presentes o tempo todo no evento, distribuindo simpatia e atendendo com cortesia a todos, expositores, imprensa e visitantes. Sem falar na organização, que deu um show. Algumas coisas devem e serão melhoradas como, por exemplo, a alimentação e o serviço de Valet.
Os dois pavilhões do Píer Mauá incluíram 83 galerias - sendo 50% estrangeiras e mais de 700 artistas. No cenário internacional vale destacar Tristian Koenig (Austrália), Mario Sequeira (Portugal), Crone (Alemanha), Bendana-Pinel (França) e Magnan Metz (Estados Unidos).
Visitas guiadas, oficinas, vídeos, palestras, uma mostra paralela de filmes de arte foram algumas das ações que aconteceram durante os dias da ArtRio. Seguindo o molde das principais feiras internacionais, o píer foi dividido por setores, o que facilitou a localização das galerias. Em um dos armazéns ficavam as galerias contemporâneas e no outro as mais modernas.
Para Luiz Calainho e Alexandre Accioly, sócios também da organização do evento, a ArtRio não é só uma feira, mas uma marca que se manterá viva ao longo do ano com diversas ações programadas para a cidade.
"A realização dessa primeira edição da ArtRio foi um importante passo no sentido de democratizar a arte. Queremos que mais pessoas tenham contato - e possam apreciar - a arte e também queremos que o mundo reconheça o Brasil como um importante país nesse mercado. A ação inédita do Governo do Estado em aprovar isenção de 100% de ICMS para todas as obras comercializadas dentro da feira alavancou ainda mais o sucesso do evento e foi uma importante prova da relevância desse segmento para a Cultura e também para a Economia" comemorou Luiz Calainho.
Para o ano de 2012, a ArtRio já tem data para começar - dia 12 de setembro, novamente no Píer Mauá. Ao longo dos próximos meses, diversas ações serão realizadas com o selo ArtRio.
"Faremos um grande intercâmbio cultural e durante as principais feiras internacionais serão organizados grupos de colecionadores e admiradores de arte para visitas aos eventos. Essas viagens terão sempre um curador de arte acompanhando o grupo e podem incluir no roteiro a visita a ateliês de artistas e coleções particulares", indicam Brenda e Elisangela.
A primeira edição da ArtRio teve patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria de Turismo, da OI e Itaú Private Bank. O projeto ArtRio tem incentivo cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Lei Rouanet.




Ulisses Cohn, Galerista Paulo Darzé, antiquário Itamar Musse, J. Peter Cohn e Flávio Cohn, no stand da Dan Galeria.


                          Waltercio Caldas, Luis Áquila e Daniel Senise



                                          Camila Pitanga no Art Rio




                                         Du Moscovis e a filha Sofia


Luis Calainho, Alexandre Accioly, Regis Fitcher, Eduardo Paes, Elisangela Valadares e Brenda Osorio, na abertura do Art Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário