MOCA Los Angeles: "Arte nas ruas"


O Museu de Arte Contemporânea - MOCA, com sede em Los Angeles, realiza a maior exposição já feita em um museu norte-americano sobre a história do graffiti e da arte urbana, que irá traçar o desenvolvimento dessas artes desde os anos 70 até os dias atuais, se concentrando em cidades onde uma linguagem visual ou atitude tenha evoluído.

A exposição, que começou em maio, vai até 08 agosto de 2011, no MOCA. São quarto meses onde os visitantes vão aprender um pouco sobre a rica história deste tipo de arte, entretendo-nos com os seus "shows dentro de shows" (pista de skate ao vivo, recriação de uma rua urbana, etc) e inspirando-nos a encontrar o artista dentro de nós mesmos.

A exposição segue o desenvolvimento do graffiti e arte de rua a partir da década de 1970 até o movimento global que se tornou hoje, concentrando-se em cidades-chave, em uma linguagem visual única. Após a apresentação no MOCA, a mostra vai ser apresentada no Museu do Brooklyn, onde ficará até  julho de 2012.

     Carro pintado por Keith Haring, em frente à tela de Chaz Bojórquez, pioneiro do grafite estilo cholousado por gangues mexicanas em Los Angeles

A "Arte nas Ruas" (Art in the Streets) apresenta instalações de 50 dos artistas mais destacados na arte do graffiti e arte de rua, incluindo: Banksy (Londres), Fab 5 Freddy (New York), Lee Quiñones (New York), Futura (New York), Margaret Kilgallen (São Francisco), Swoon (Nova Iorque), Shepard Fairey (Los Angeles), Os Gemeos (São Paulo) e JR (Paris).

A exposição enfatiza o papel de Los Angeles na evolução do graffiti e arte de rua, com seções especiais dedicadas a esses segmentos. Uma ênfase especial foi dada aos fotógrafos e cinegrafistas que documentaram o graffiti e a cultura da arte de rua. Um cronograma completo, ilustrado com obras de arte, fotografia e vídeo, fornece aos visitantes um contexto histórico.

Há também uma seção especial dedicada à FUN GALLERY, que ligava os artistas graffiti de Nova York com a comunidade de arte downtown, no início de 1980. Apresenta também o trabalho de Keith Haring, Jean-Michel Basquiat, e dos grafiteiros que moldaram a história da galeria.

Tem também uma seção dedicada ao filme Wild Style (1983), co-comissariada pelo diretor do filme, Charlie Ahearn, documentando sua influência sobre a disseminação global do graffiti e da cultura hip-hop. Um dos destaques da exposição é uma versão de Los Angeles da Street Market, uma recriação de uma rua urbana completa, com caminhões por Todd James, Barry McGee, e Steve Powers.

A mostra abre com uma rampa de skate concebida pela pro-skater Lance Mountain e o artista Geoff McFetridge. Demonstrações de Skate pela equipe de skate da Nike SB são realizadas nas tardes de quinta-feira e sábado. "Art in the Streets é a primeira exposição do trabalho dos artistas mais influentes a emergir da cultura de rua no contexto da história da arte contemporânea", disse o Diretor do Museu Jeffrey Deitch.

"Esta parceria essencialmente urbana e dinâmica entre o Museu do Brooklyn e o Moca começou há alguns anos e agora culmina com essa exposição inovadora dedicada inteiramente à arte de rua e grafite", disse o diretor do Brooklyn Museum Arnold L. Lehman. "A parceria tem, em si, um registro importante da arte pública até metade do século passado."


Serviço
Museu de Art Contemporânea - MOCA
152 North Central Avenue
Los Angeles, CA 90012 - USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário