InformArte

Por Maria Helena Avena

Claudio Aun – 40 anos dedicados a Arte no Centro Cultural Correios

            O artista plástico Cláudio Aun, paulista vivendo no Rio de Janeiro, inaugura uma exposição comemorando o rico percurso de quatro décadas pela arte no próximo dia 17 de Julho, no Centro Cultural Correios.
            Entre esculturas e pinturas serão expostas cerca de 30 obras de produção recente mas que remetem ao seu diálogo recorrente com o surrealismo. São quinze esculturas de mármore reciclado dedicadas aos deuses gregos, como Poseidon (imagem abaixo), Zeus, Athena e Dionísio, e mais quinze pinturas em óleo sobre tela, pertencentes à série Gemas do Brasil.


            Tendo constituído uma sólida carreira erguida a partir da mistura de elementos nobres como a inspiração, a perseverança e bastante criatividade, Cláudio domina diversas técnicas artísticas, especialmente a escultura, técnica que abraçou depois de ter morado em Carrara, na Itália, onde aprendeu a arte de esculpir em mármore.
            Aun já realizou diversas mostras individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. Seus trabalhos já transitaram por cidade como Nice, Lisboa, Paris, Berlim, Amsterdam, Montevideo e Tampa (Florida/EUA). No ano passado, sua reconhecida trajetória foi realçada: Cláudio Aun foi nomeado para uma cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, tendo como patrono o renomado fotógrafo Marc Ferrez.

            Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro.
            Abertura: 17 de Julho, às 18 horas.
            Visitação: de Terça a Domingo das 12h até 19h, até 18 de setembro.



Esculturas do artista britânico Anthony Caro no Metropolitan de Nova York

            Está sendo exibida no The Metropolitan Museum of Art’s, em Nova York, uma mostra das esculturas de Anthony Caro, que é considerado o mais influente escultor britânico de sua geração, e uma figura chave no desenvolvimento da escultura moderna, nos últimos 60 anos.
            A instalação terá uma seleção de esculturas em aço, pintadas e no original, destacando os aspectos principais de sua longa carreira: o envolvimento com a forma no espaço o diálogo entre a escultura e a arquitetura, e a criação de novas analogias abstratas para a figura humana e a paisagem.
            Este ano este sendo celebrado o 50º aniversário da primeira exposição de escultura em aço feitas pelo artista, que vive e trabalha em Londres. A instalação foi montada na cobertura do Museu, com uma maravilhosa vista sobre o Central Park e o skyline de New York City.
           
            Endereço: 1000 5th Avenue, New York, NY 10028, Estados Unidos – até 30 de Outubro de 2011.



O universo de Miyazaki na Caixa Cultural – RJ


            A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra de cinema “O Universo de Miyazaki / Otomo / Kon” com 18 longa-metragens de animação. A mostra, além da cinematografia de Miyazaki, se expande para as obras de Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, ambos também marcados pelo refinamento nas produções e temáticas fora do convencional industrial.
            A mostra, realizada por 3 Moinhos Produções, promoverá ainda um curso (de 05 a 08 de julho, das 15h às 17h) sobre a obra de Miyazaki, em quatro aulas, com inscrição gratuita. A oficina pretende abordar noções do desenho impresso. Os alunos produzirão os seus próprios mangas durante as aulas, ao mesmo tempo em que participarão de um estudo estético dos mangas de Miyazaki, Otomo e Kon. As inscrições para o curso e oficina são gratuitas e estão abertas no site www.ouniversodemok.com.br

            Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Cinemas 1 e 2
            Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – RJ
            Período: até 10 de julho de 2011 (de terça-feira a domingo)



Exposição de Saul Steinberg no Instituto Moreira Sales

            O centro cultural do Instituto Moreira Sales, no Rio de Janeiro, apresenta até 21 de Agosto, a exposição do artista romeno: “Saul Steinberg: As aventuras da linha”. São 111 desenhos do consagrado artista gráfico, a maior parte deles pertencentes ao acervo da The Saul Steinberg Foundation. A mostra, organizada em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, tem curadoria da historiadora Roberta Saraiva e apresenta obras produzidas por Steinberg entre as décadas de 1940 e 1960. Para esta exposição, 43 trabalhos foram restaurados. Essa é a segunda vez que a obra de Steinberg será exposta no Brasil.

            Local: Instituto Moreira Sales – Rio de Janeiro
            Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.
            Exposição: De terça a sexta-feira, das 13h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Até 21 de Agosto de 2011. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário