CAIXA CULTURAL
apresenta
Exposição “RICHARD WRIGHT: Este Outro Mundo”
Mostra de artes visuais em homenagem ao escritor afroamericano Richard Wright no aniversário de 50 anos de sua morte.
A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a exposição de artes visuais“Richard Wright: Este Outro Mundo”, evento que comemora o 50º aniversário da morte do escritor afroamericano Richard Wright (Natchez, 1908 – Paris, 1960). Exemplo de lutador contra a discriminação racial e contra todo tipo de opressão, entre sua ampla obra destacam-se: Native Son, Black Boy, The Outsider e White Man, Listen! A mostra será inaugurada em 13 de dezembro, na Galeria 3.
O projeto de curadoria do artista plástico e poeta cubano Jorge Braulio Rodríguez está sustentado nos valores estéticos e existenciais das obras que constituem o legado de Richard Wright. A exposição reúne 51 obras, entre pinturas, esculturas, instalações, audiovisuais e fotografias. A partir do gênero poético haicai, caracterizado pela simplicidade e síntese, a mostra tem participação de renomados artistas brasileiros como Tomie Ohtake, Emanoel Araujo, Rosângela Renno, Bete Esteves e Simone Cupello, e dos cubanos Roberto Diago, Ruslán Torres, Yamilé Pardo, Mauricio Abad e o próprio curador Jorge Braulio.
Como em um grande renga (poema coletivo de origem japonesa), diferentes formas poéticas se entrelaçam. Algumas obras dialogam de maneira direta com episódios da vida e obra de Richard Wright, outras estabelecem um contraponto com as obsessões do escritor: a presença de elementos de culturas tradicionais na contemporaneidade, o problema da identidade, a relação dos seres humanos com a natureza.
Na exposição, há também dois conjuntos fotográficos: um deles contendo 17 fotografias feitas por Richard Wright durante sua viagem pela África e que foram publicadas no seu livro Black Power (1954). Além do próprio Wright, os fotógrafos norte-americanos Dorothea Lange, Rusell Lee, Jack Delano, Ben Shahn, Marion Post, Arthur Rothstein e Esther Bubley assinam as obras que compõem outro conjunto de 17 impressões de fotógrafos norte-americanos que retrataram a vida dos negros nos Estados Unidos nos anos 50 e fizeram parte do livro de Richard Wright “12 Milhões de Vozes Negras” (1941). Um vídeo relacionado à diversidade linguística da região do rio Mississipi, em New Orleans (EUA), produzido em 2009 pela artista Rosângela Renno, completa a exposição.
No final de sua vida, Wright descobriu o haicai e nessa estrita forma poética encontrou outro modo de ver o mundo. A publicação póstuma de Haiku: This Other World foi uma grande conquista na literatura norte-americana e revela um testemunho do seu espírito nobre.
A novela Native Son, publicada em 1940, identificou Wright como uma das maiores vozes literárias dos Estados Unidos. Devido ao clima de racismo e intolerância que imperava nos Estados Unidos no ano de 1952, o artista decidiu emigrar e se estabelecer com a família na França. Por suas ideias progressistas, o FBI o manteve sob vigilância desde o ano de 1942 até sua morte.
Os vínculos nem sempre explícitos nas metáforas visuais e literárias entre a arte e a vida de Richard Wright, surgem como fundamentos de uma proposta que transcendem seu próprio caráter comemorativo.
SERVIÇO:Exposição “Richard Wright: Este Outro Mundo”
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Abertura para convidados e imprensa: 13 de dezembro de 2010, às 19h
Visitação: de 14 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Informações: (21) 2544-4080
Classificação: Livre
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário