Obras de Fernando Botero são destaques de leilões em NY

Duas obras do colombiano Fernando Botero são os principais destaques de leilões de arte latino-americana que acontecem nesta semana nas casas Sotheby's e Christie's, em Nova York. Uma é inspirada no vodu e a outra um retrato de uma família de toureiros .

O leilão da Christie's começa na quarta-feira, e estão previstas vendas de até 26 milhões de dólares. O da Sotheby's terá início no dia seguinte, e a expectativa é de que arrecade até 27 milhões de dólares.

Na Sotheby's, a tela "Las Abalochas dansent pour Dhambala, dieu de l'unité", do surrealista cubano Wilfredo Lam é a principal peça oferecida. A palavra "Dhambala" se refere, no Haiti, a uma divindade do vodu em forma de serpente ou arco-íris. A obra de 1970, que estava no ateliê de Lam, pode arrecadar até 2,25 milhões de dólares.

Na sua obra "Nuesta Señora de Cajica", de 1972, Botero justapõe símbolos da Virgem Maria e do Jardin do Éden. Essa obra pode alcançar 800 mil dólares.

No leilão da Christie's, a principal peça - com valor estimado em 1,5 milhão de dólares - também é uma obra de Botero, "Retrato de Família", de 1985. A tela mostra três toureiros vestido a caráter, sendo um deles um bebê engatinhando.

Uma obra sem título do chileno Matta, de 1942, inspirada em visitas ao vulcão mexicano Paracutin, deve chegar a 1,2 milhão de dólares. Mistura respingos de tinta e pinceladas de aquarela, com predomínio de vermelhos, verdes e amarelos.

A obra de Matta com maior valor previsto no leilão da Sotheby's, "Children's Fear of Idols II", de 1944, está estimada em até 700 mil dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário