Livros Eliseu Visconti

Foram lançados, nos últimos dois anos, quatro livros que abordam diferentes aspectos da obra de Eliseu Visconti. São êles:

1. "Eros Adolescente: No Verão de Eliseu Visconti" (Editora Autores Associados), de autoria de Mirian Seraphim. Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, Mirian apresenta em seu livro um novo olhar sobre a obra de Eliseu Visconti e desenvolve um estudo especial sobre a tela "No Verão", de 1894, fruto de mais de sete anos de pesquisa.

2. "A arte na belle époque - o simbolismo de Eliseu Visconti e as musas" (Editora da Universidade Federal de Uberlância), de autoria de Valéria Ochoa Oliveira. Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlância e professora da mesma Universidade, Valéria desenvolve em seu livro tema que tem como foco o significado cultural da pintura do teto do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, painel central "A Música", pintado por Eliseu Visconti em Paris entre 1913 e 1915 e considerado uma obra prima da pintura decorativista no Brasil.

3. “Coleção Cadernos de Desenho - Eliseu Visconti” (Editora da UNICAMP), organizado pela professora Lygia Eluf, do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes. Com texto da professora Ana Maria Tavares Cavalcanti, doutora em história da arte pela Sorbonne, o "Caderno de Desenhos" apresenta sessenta desenhos de Visconti realizados entre 1904 e 1906, reveladores de parte do processo de criação e do cotidiano do artista, incluindo os primeiros estudos para a tela "Maternidade", da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

4. "O Pano de Boca" (Cortez Editora), de autoria de Sandra Pina e ilustrado por Thais Linhares. Livro infantil, sua história tem como cenário o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tela pintada por Eliseu Visconti em Paris, entre 1905 e 1907.


Mais detalhes sobre as obras de Eliseu Visconti em
http://www.eliseuvisconti.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário