“Bastidor”, instalação inédita de Ana Holck, transforma o espaço da Sala A Contemporânea do CCBB

A escala é monumental. Blocos de concreto hexagonal e policarbonato alveolar compõem “Bastidor”, instalação inédita de Ana Holck, que será exibida a partir de 18 de novembro na Sala A Contemporânea do CCBB Rio, dedicada exclusivamente à nova geração de artistas brasileiros. Nesta instalação, desenvolvida especialmente para o espaço, a artista dá continuidade aos seus recentes trabalhos, levando o visitante a um mergulho inevitável na obra, percorrendo-a e sendo parte dela. A partir da repetição de elementos idênticos e do uso de materiais industriais usualmente encontrados no espaço urbano, Ana Holck criou uma nova pele para o espaço da sala, estabelecendo novas relações entre espaços internos que por vezes remetem a espaços urbanos também.

– Eu procuro desconstruir a arquitetura nos meus trabalhos, promovendo uma nova leitura do espaço em que ele muitas vezes deixa de existir como antes. Instigo as pessoas a enxergá-lo e imaginá-lo de outra maneira. Existem verdadeiras camadas de significados e diferentes modos de se perceber um espaço, seja através de suas dimensões, seus materiais, sua configuração, sua história. Todos são elementos que podem ser ressaltados ou não de acordo com a leitura que se quer fazer desse espaço – diz a artista.

O uso da arquitetura e de materiais industriais é recorrente na carreira de Ana Holck , que em suas obras tira o material do seu contexto evidenciando ao mesmo tempo as suas características.

– O vinil que usei em muitos trabalhos anteriores era estranho, em três dimensões. Por sua espessura quase desprezível, é um material quase sempre usado a partir de recortes, para sinalização, e eu procurava sua materialidade criando uma tensão entre o bi e o tridimensional. O policarbonato alveolar toma de certa forma o caminho inverso: é um material usado para vedação e eu o recorto todo, dobro, ele se torna vazado, perdendo sua materialidade, sua capacidade de vedar. Os blocos de concreto trazem um pouco da rua para o interior dos espaços institucionais, eles estão fora do contexto e demandam uma nova atenção: deixam de ser o chão onde se pisa e adquirem uma individualidade, algo quase escultórico – declara Ana Holck.

Ana Holck é a terceira artista a ocupar o novo espaço do CCBB, a Sala A Contemporânea, dedicada a dar visualidade aos trabalhos da nova geração de artistas brasileiros. O projeto, idealizado pelo produtor Mauro Saraiva, sintetiza a determinação do CCBB Rio de propiciar uma visão mais abrangente da arte contemporânea nacional. Nesta primeira fase, a Sala A já exibiu mostras de Mariana Manhães (09 de agosto a 19 de setembro) e Matheus Rocha Pitta (27 de setembro a 7 de novembro). Depois de Ana Holck (18 de novembro a 9 de janeiro), estão programadas exposições de Tatiana Blass (24 de janeiro a 06 de março de 2011), Thiago Rocha Pitta (14 de março a 24 de abril de 2011) e Marilá Dardot (02 de maio a 12 de junho de 2011).

– Ao final da primeira fase do projeto, as exposições da Sala A Contemporânea ganharão um catálogo bilíngüe, com textos críticos de vários curadores convidados pelos expositores, imagens das obras expostas, e a biografia de cada artista – revela Mauro Saraiva.

A artista
Ana Holck. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, onde vive e trabalha. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, mestre em Historia pela PUC-Rio e doutoranda em Linguagens Visuais pela EBA/ UFRJ. Desde 2001 vem realizando mostras individuais onde apresenta instalações de grande formato. Entre suas principais exposições estão “Lugar Algum”, SESC Pinheiros (2010), "Notas sobre Obras", Mercedes Viegas Arte Contemporânea e Galeria Virgilio (2006); "Canteiro de Obras", Paço das Artes (2006); Elevados", Paço Imperial (2005); e “Quarteirão”, Centro Universitário Mariantonia (2004). Participou das coletivas Trilhas do Desejo, Rumos Itaú Cultural (2009); Borderless Generation, Korea Foundation, Seul (2009); e Nova Arte Nova, CCBB (2008).

Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, e ainda os Prêmios UniversidArte, em 2007, e Projéteis FUNARTE, em 2005. Como estudante de arquitetura recebeu os prêmios Paviflex (IAB/ SP, 2001) e Arquiteto do Amanhã (IAB-RJ, 2000). Em 2004, foi contemplada pelo Programa de Bolsas RIOARTE. Possui trabalhos nas coleções Itaú Cultural; MAM São Paulo, MAM Rio de Janeiro (col. Gilberto Chateaubriand); e MAC-Niterói. Em 2011, participa de Transparent Boundaries, no Birmingham Museum and Art Gallery e em 2012 fará individual no MAC Niterói.

Ana Holck

Sala A Contemporânea
CCBB Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Tel: (21) 3808.2020
http://twitter.com/CCBB_RJ
Inauguração: 17 de novembro (para convidados)
Período: 18/11 a 09/01/2011
Horário: de 3ª a domingo, das 10h às 21h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário