Arquivo em Diálogo

O projeto Acervo Vivo tem por objetivo resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS em seus quarenta anos de existência. A nova etapa do projeto – Arquivo em Diálogo – é coordenada por Mabe Bethônico e Joerg Bader, que constroem duas narrativas audiovisuais a partir de obras do Museu da Imagem e do Som e do CPG - Centre de la Photographie Genève.

A instalação Arquivo em Diálogo é composta por duas projeções. Em um dos filmes, baseado no conto A Noiva da Casa Azul do escritor Murilo Rubião, uma pessoa manipula materiais do acervo fotográfico do MIS, enquanto uma narrativa em áudio aborda questões ligadas à memória e à mudança temporal. No outro, os diálogos se constituem exclusivamente de títulos de filmes ficcionais e documentais pertencentes ao acervo do MIS. A arbitrariedade dos diálogos, escolhidos da lista de material audiovisual do Museu, reflete a arbitrariedade de arquivos de um modo geral e suas organizações.

Uma das intenções do projeto foi confundir as origens das fotografias para torná-las indiscerníveis. Misturar culturas em um mundo globalizado, através de um meio baseado na fragmentação, e incorporar esses fragmentos em uma história linear é uma das especificidades das obras de Mabe Bethônico e Joerg Bader. Dessa forma, a ideia de diálogo, fortemente impressa na obra final bem como no desenvolvimento do projeto, torna-se também um diálogo institucional, pois ambos os museus podem se ver questionados e mesmo amplificados através do outro.

Sobre os artistas
Mabe Bethônico é artista e pesquisadora, mestre e doutora em artes plásticas pelo Royal College of Art, Londres (2000), professora da Escola de Belas Artes da UFMG. Sua prática se desenvolve a partir de pesquisas de médio e longo prazo em contextos institucionais. Os resultados são trabalhos gráficos e sonoros, em instalações, publicações impressas e websites utilizando fontes documentais. Participou das exposições La Revanche de L’Archive Photographique, Centre de la Photographie, Genebra, 2010; Trienal Poligráfica de San Juan, 2009; 28ª Bienal de São Paulo - Em Vivo Contato, 2008; Encuentro Internacional de Medellin, Práticas Artísticas Contemporâneas, Museo de Antioquia, 2007; 27ª Bienal de São Paulo - Como Viver Junto, 2006; Subversiones Diarias - MALBA, Buenos Aires; Panorama da Arte Brasileira - MAM SP; Obra Colecionada - Museu de Arte da Pampulha, 2005; Telling Histories - Kunstverein Muenchen, Munique, 2003. Mabe nasceu em Belo Horizonte onde vive e trabalha. www.museumuseu.art.br.

Joerg Bader é diretor do Centre de la Photographie Genève desde 2001, professor da HEART (Haute école d’art), em Perpignan, desde 2002 e foi professor de teoria e história da fotografia da HEAD (Haute école d’art et de design), Genebra, de 2004 a 2009. Desde 1996 é crítico de arte da Art Press, Lapiz, Kunstforum International e France-Culture. Como fotógrafo, teve exposições individuais em Schaffhausen, Paris, Antuérpia, Zurique, Genebra e Turim. Algumas curadorias incluem de coraz(i)ón, 1999, Tecla Sala, Barcelona; Représentation du travail/Travail de représentation, 2003, e PHOTO-TRAFIC, 2006, no Centre de la Photographie Genève e no Centre d’art Contemporain Genève; Panoramic Scenes, 2008; Jeunevois, 2008; La Revanche de L’ Archive Photographique, 2010 (CPG); Agora – Agora, 2008, HEART, Perpignan; Nixplakat Nixbmw, 2009, Ausstellungsraum Schule für Gestaltung, Basel. Joerg nasceu em Zurique e vive e trabalha em Genebra e Belo Horizonte.

Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário