Páginas

São Paulo: Arte & Estilo

MAC USP reinaugura no antigo prédio do Detran-SP

Quem passava defronte ao antigo prédio do Palácio da Agricultura, que sediou por anos o Detran-SP (após sua desativação há algum tempo), imaginava que mais essa construção (de autoria de ninguém menos que Oscar Niemeyer) ficaria "às traças" como acontecem com dezenas de outros edifícios em São Paulo. A boa nova é que desde o 28 de janeiro último, o prédio sedia o Museu de Arte Contemporânea - MAC USP, de São Paulo. Portanto, um dos maiores acervos de arte da América Latina ganhou, enfim, sua nova sede. A edificação foi restaurada e adequada pelo Governo do Estado de São Paulo, em um investimento de cerca de R$ 76 milões. O prédio está totalmente adaptado para receber as obras de arte, com 23 mil m² de área expositiva. O espaço vai atender a necessidade do MAC de ter uma sede maior, já que atualmente menos de 5% do acervo do museu podia ser exposto. Para marcar a abertura da nova sede, está em cartaz a mostra de esculturas "O Tridimensional no A cervo do MAC: Uma Antologia". A exposição reúne obras de importantes artistas brasileiros, como Cildo Meirelles e Franz Weissmann. São 17 imagens que ajudam a compreender a complexidade da arte entre os anos 1940 (no pós-Guerra) e o final dos anos 1990. Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, "o MAC USP está agora em um espaço compatível com a importância do seu acervo e da sua história". O acervo do museu surgiu em 1963, quando o empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), o Ciccillo, doou peças de sua coleção para a USP. Atualmente com mais de 10 mil obras, o museu tem trabalhos de nomes como Picasso, Modigliani, De Chirico, Kandinsky, Léger, Miró, Matisse, Braque... A reinauguração reafirma a relevância cultural do Parque do Ibirapuera, que já abriga o MAM, a Oca, o Museu Afro Brasil e a Fundação Bienal. A ocupação total do prédio, no entanto, se dará de forma paulatina ao longo de 2012, dando início às comemorações dos 50 anos do Museu a serem completados em abril de 2013. Maiores informações pelo tel.: (11) 3091-3039. (Fontes: mac.usp.br;andreamatarazzo.com.br;/rio-negocios.com e galeriasergiocaribe.com.br)

Passarinho na gaiola... e IlustraBrasil!
Em parceria com a SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil, a galeria Matilha Cultural realiza a 8ª edição do IlustraBrasil! e a exposição "Passarinho na gaiola não canta, lamenta", com o apoio da Agência de Notícia de Direitos Animais - ANDA (anda.jor.br). A 8ª edição do evento, considerado o principal espaço para a discussão sobre o desenho publicado no país, reúne 126 trabalhos de diferentes ilustradores, além de palestras e oficinas gratuitas. O tema das ilustrações para essa edição foi totalmente livre. O IlustraBrasil!, criado pela SIB, promove a integração entre os ilustradores e visa resgatar os valores e a história de uma importante profissão para a cultura e o imaginário gráfico do País. O evento já é referência de excelência para profissionais do desenho e estudantes. Já a mostra paralela "Passarinho na gaiola não canta, lamenta" está instalada na Arena da Matilha Cultural e reúne obras de 64 artistas. Conduzida pela ANDA, a proposta da exposição é despertar, pela arte, a consciência para o combate do confinamento e comércio ilegal de pássaros, além de educar pessoas em relação ao triste hábito de aprisionar aves em gaiolas. O projeto foi idealizado pela ANDA em parceria com a ativista ambiental e ilustradora associada da SIB, Lucia Brandão, e contou com a adesão entusiasmada de artistas brasileiros, portugueses, italianos e holandeses. A ação conta ainda com a parceria da AVISTAR, ONG voltada para a observação de aves e educação ambiental, que oferece palestras e oficinas de artistas sobre temas relativos à exposição. Matilha Cultural. Rua Rêgo Freitas, 542, República (Região Central). Tel.: (11) 3256-2636. matilhacultural.com.br. De terça a domingo.

SP-458, de Maramgoní: uma viagem pelo tempo, na Garcia Arte

"Caricatura Paulistana", técnica mista sobre tela, de Maramgoní, na Garcia Arte
A cidade de São Paulo completou 458 anos em 25 de janeiro de 2012. Uma maneira de celebrar a data é olhar para o município com um contemplar contemporâneo. É o que pensou a Galeria Garcia Arte. Isso significa, entre outras coisas, rever o passado com alegria e poesia. Nesses dois aspectos, aliados a uma técnica refinada, o artista plástico Maramgoní (1972, SP), em exposição individual no espaço, tem muito a dizer. São 23 trabalhos entre telas, cadeiras e sofá. Trata-se de uma pintura que obtém resultados impressionantes no uso das luzes, e com efeitos surpreendentes. Surge assim uma outra cidade, aquela do passado, mas numa atmosfera plena de nuances. O ato de levar imagens para a tela ganha uma dimensão quase épica, pois se está falando da história de uma metrópole pujante na economia e visualidade. Muito mais do que construir uma cidade, Maramgoní mergulha nas raízes de uma imagem - e assim compõe seus elementos, viajando pela SP-458, uma estrada no tempo. Surge então uma São Paulo que poderia estar em qualquer lugar, pois não se limita a uma reprodução. SP - 458, Maramgoní. Curadoria: Oscar D´Ambrosio. Garcia Arte. Rua Auriflama, 87, Pinheiros. Tels.: (11) 3213 5671 / 3542 8883. garciaarte.com.br. De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 14h. Entrada gratuita. Até 15/2.

3º Salão dos Artistas sem Galeria
Dois espaços diferentes da capital paulista apresentam essa exposição coletiva (e alternativa) com obras de 10 artistas selecionados. A curadoria é dos galeristas Jaqueline Martins, Henrique Miziara (Pilar) e Marcelo Secaf (Logo). Os artistas são: Cris Faria (baiano radicado em Zurique, na Suíça), Danielle Carcav (RJ), Diego de los Campos (SC), Edney Antunes (GO), Julio Meiron (SP), Maria Isabel Palmeiro (RJ), Pedro di Pietro (SP), Roberta Segura (SP), Rodrigo Sassi (SP) e Victor Lorenzetto Monteiro (ES). Locais da mostra: Estúdio Buck. Rua Lopes Amaral, 123, Vila Olímpia. Tels.: (11) 3846-4028. estudiobuck.com.br. De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às14h. Até 25/2. Casa da Xiclet. Rua Fradique Coutinho, 1855, Vila Madalena. Tel.: (11) 2579-9007. casadaxiclet.multiply.com. De quarta a sexta, das 14h às 20h; sábados e domingos, das 14h às18h. Entrada gratuita. Até 26/2.

Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para
areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br.
Tels:. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário