Claudio Aun: tempo com a Arte
Tendo construído uma sólida carreira erguida a partir da mistura de elementos nobres como a inspiração, o suor e bastante criatividade, o artista plástico Claudio Aun inaugura uma exposição comemorando o rico percurso de quatro décadas pela arte no próximo dia 27 de julho, no Centro Cultural Correios.
Entre esculturas e pinturas serão expostas cerca de 30 obras de produção recente mas que remetem ao seu diálogo recorrente com o surrealismo. A mostra individual "Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte" é composta por quinze esculturas de mármore reciclado dedicadas aos deuses gregos, como Poseidon, Zeus, Athena e Dionisio, e mais quinze pinturas em óleo sobre tela, pertencentes à série Gemas do Brasil.
Escultura em mármore reciclado representando Zeus - Jupiter,
de Claudio Aun
de Claudio Aun
Dominando diversas técnicas artísticas mas voltado especialmente para as esculturas que abraçou depois de ter morado na lendária Carrara, na Itália, onde aprendeu a esculpir em mármore, Claudio Aun há tempos desenvolve seus trabalhos em bronze. Mais recentemente voltou a enveredar pelo mármore, porém o reciclado. Suas peças, entretanto, continuam sendo elaboradas a partir de matrizes oníricas e simbólicas.
Inaugurando carreira artística na cidade de São Paulo em 1969, Claudio Aun migrou dois anos depois para o Rio de Janeiro. Em pouco tempo, o paulista Aun passou a integrar diversas mostras individuais e coletivas, colecionando centenas de participações tanto no Brasil quanto no exterior. Seus trabalhos já transitaram por cidades como Nice (França), Lisboa (Portugal), pela capital francesa Paris, pela capital alemã Berlim, Amsterdam (Holanda), Montevideo (Uruguai), e Tampa(Florida/EUA). Entre nós, sua arte percorreu espaços como a Villa Riso, o Hotel Copacabana Palace e o MAM-Resende (todas no Rio de Janeiro, em 1985); o Centro Cultural Light/RJ (1995); a Galeria Sesc Copacabana (1997); o prestigiado Museu Nacional de Belas Artes(2001) e ainda o Centro Cultural Correios (em 2010), dentre dezenas de outros.
Escultura em mármore reciclado de Hades - Plutão,
de Claudio Aun
de Claudio Aun
No ano passado, sua reconhecida trajetória foi realçada: Claudio Aun foi nomeado para uma cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, tendo como patrono o renomado fotógrafo Marc Ferrez.
Desenvolvendo um incansável trabalho em prol da arte, paralelamente ao universo das exposições Aun atuou como cenógrafo e há mais de uma década éprofessor de escultura na Casa de Cultura Laura Alvim, formando centenas de artistas.
SERVIÇO
Exposição: "Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte"
Local: Centro Cultural Correios – r. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Abertura: 27 de julho, às 18h.
Período: 28 de julho até 18 de agosto
Visitação: de terça a domingo das 12h até 19h.
Entrada franca.
Entrada franca.
*Divulgação: Nelson Jr 9315-5295/ jrnelson2003@ig.com.br
Claudio Aun: tel 021-2253-1474 e cel 021- 9686-0453
Nenhum comentário:
Postar um comentário