Embu comemora 44 anos da Feira de Arte

Distando apenas 27 quilômetros da capital paulista, existe uma cidade cuja economia praticamente gira em torno da arte. Apresentando uma bela arquitetura colonial, Embu é conhecida pela sua tradicional feira de arte, pelas inúmeras galerias de arte e estúdio de artistas, pelas fábricas de móveis rústicos e também pelo sabor do "leitão a pururuca" servido pelos restaurantes da cidade.
A capela de São Lázaro em estilo colonial
Até 15 de fevereiro Embu está comemorando os 44 anos da Feira de Arte, com diversas atividades organizadas pelas secretarias de Cultura e Turismo, sob o comando do prefeito Chico Brito. Entre outros eventos, está sendo realizada uma exposição no Centro Cultural Mestre Assis de Embu com obras de artistas que atualmente participam da Feira, além de exposição de fotos inéditas; exibição de filme e debate sobre a história da Feira e sua importância para o município. Desde a sua primeira edição no dia 31 de janeiro de1969, a Feira de Embu das Artes é o mais importante evento da cidade.
Fundada em 1554 pelos padres jesuítas, com a ajuda de índios aculturados, Embu das Artes surgiu como uma pequena vila em torno da capela e de um colégio construídos pelos religiosos. No lugar dessa capela existe hoje a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Largo dos Jesuítas, um importante monumento histórico em estilo barroco, sua construção datando do século XVII.
Museu de Arte Sacra, cuja arquitetura apresenta características
do estilo barroco paulista e um acervo rico em imagens

O centro histórico da cidade, onde fica a igreja apresenta um valioso conjunto arquitetônico, considerado o mais rico remanescente das construções jesuítas em São Paulo. Pois é nesse cenário que se realiza, todos os fins de semana desde a década de 60, a tradicional Feira de Arte e Artesanato, visitada por cerca de 30 mil turistas por semana. São antiguidades, pinturas, esculturas e um artesanato variado (cerâmica, madeira, couro, vidro e vime). As fábricas de móveis rústicos se localizam, na sua maioria, na estrada que liga Embu a Itapecerica da Serra.
Em função da Feira de Arte, Embu é hoje a cidade que concentra, proporcionalmente, o maior núcleo de artistas do Brasil. São cerca de 300 artistas plásticos e artesões que, através de suas obras, tornaram a cidade conhecida em todo o Brasil e no exterior. Embu tem outras atrações, destacando-se a capela de São Lázaro em estilo colonial, o Museu do Folclore e o Museu de Arte Sacra, cuja arquitetura apresenta características do estilo barroco paulista e um acervo rico em imagens de anjos, santos e personagens bíblicos, quase todos entalhados em madeira, modelados em terracota ou em armações em roca, produzidas entre os séculos XVII e XIX.

Museu do Índio expõe acervo etnográfico e etnológico composto por mais de 500 peças
Em abril se realiza o Salão de Artes em Porcelanas; em maio acontece a Festa de Santa Cruz e no dia 7 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade. Embu das Artes possui uma boa infraestrutura turística, com restaurantes e hotéis de boa qualidade. Vale muito a pena uma visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário